Homem deu soco e beliscão em Bolsonaro após facada #boato

Boato – Vídeo mostra homem dando um beliscão e um soco no baço de Jair Bolsonaro após candidato do PSL ter levado facada em Juiz de Fora (MG). Foi um jornalista do PT.

Desde quando o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) levou uma facada em Juiz de Fora (MG) o que não tem faltado na internet é “Sherlock Holmes” fazendo denúncia (pena que as pessoas não se esmerem tanto para desmentir notícias falsas). Para além das teses mais, digamos, óbvias (“foi forjado por causa disso”, “foi o PT por causa daquilo”), pessoas estão sendo acusadas diretamente.

A última história que circula na internet aponta que um homem que estava próximo a Bolsonaro tinha como plano “aumentar os ferimentos” do candidato. De acordo com mensagens que estavam acompanhadas de vídeos em slow motion, esse homem deu “socos” e “beliscões” em Bolsonaro. Veja algumas mensagens que circularam online e assista ao vídeo:

Versão 1: SOBRE O CASO DO BOLSONARO Esse cara deu um soco no baço e um puxão/beliscão para agravar o ferimento. Compartilhem até que seja identificado. Covardia desse merda bater em “cachorro morto”. Desumano. Versão 2: ESSE VAGABUNDO DEU UM SOCO NO BOLSONARO DEPOIS DELE FERIDO, OLHA O VÍDEO!

A história não parou por aí. Logo após o vídeo acusatório viralizar na internet, alguns “jênios” até “descobriram” quem seria a pessoa na filmagem. De acordo com mensagens e postagens em blogs, seria Fábio Luiz d’Urso, um “jornalista do PT”. Leia uma dessas mensagens:

Identificado o agressor de camisa marrom no vídeo que deu um soco no Jair #Bolsonaro quando estavam colocando-o no carro para levá-lo para o hospital em Juiz de Fora – MG, trata-se do Jornalista FABIO LUIZ D’URSO do PT Ele já mudou seu perfil no Facebook

Vídeo mostra que homem deu soco e beliscão em Bolsonaro após facada?

Como toda boa (quer dizer, péssima) acusação que circula na internet, o nome do jornalista Fábio Luiz d’Urso e a tese (com ou sem o nome dele) de que um “comparsa” tentou ferir Bolsonaro com “beliscões” e “socos” se espalharam na internet. Só tem um detalhe: a tese (com ou sem jornalista) é falsa. Vamos aos fatos.

Para começar, essa acusação (assim como outras acusações que viralizaram nas redes sociais) segue aquele velho roteiro da boataria: vaga, alarmista, com erros de ortografia, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis. Antes que você pergunte, saiba que “vídeo do zapzap” não é uma fonte confiável.

Junte isso a uma questão lógica que, por si só, não desmente a história, mas ajuda a revelar a farsa: qual é a lógica de uma pessoa querer matar alguém com “beliscões e socos” (que, se fossem socos mesmo, seriam bem fracos)? Você poderia me falar que “seria para piorar a hemorragia interna”. Aí eu te “re-pergunto”: como que iriam adivinhar que a facada geraria uma hemorragia interna?

Antes que a sua “discussão mental” com o autor desse texto se acirre, eu te informo que, para enterrar a tese, a pessoa do vídeo foi identificada e não tem nada a ver com terrorista. Trata-se de um agente da Polícia Federal que estava prestando segurança a Bolsonaro. A informação foi dada pela própria PF e reforçada pelo filho do candidato, o deputado federal (e candidato a reeleição) Eduardo Bolsonaro (PSL/SP). Leia:

Eduardo Bolsonaro: O homem que supostamente deu um soco em Bolsonaro é um Policial Federal. Não foi um soco, sua mão estava mole, ele estava direcionando o corpo de JB para entrar no carro. A mão está fechada, mas na hora foi desse jeito, sem querer mesmo, podem acreditar. Fiquem tranquilos. Polícia Federal: A PF esclarece que as postagens a seguir não configuram fatos verdadeiros.

Resumindo: a história que aponta que um homem atingiu Jair Bolsonaro com socos e beliscões após candidato levar facada é falsa. Também é falsa a informação que aponta que se trata de um “jornalista do PT”. A pessoa do vídeo é um agente da Polícia Federal e, de fato, ele só queria ajudar naquele momento.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

6 comentários em “Homem deu soco e beliscão em Bolsonaro após facada #boato

  • 12/09/2018 em 12:46
    Permalink

    Meu amigo jornalista, tudo bem que você não seja médico, mas pelo menos tem formação superior. Uma facada causa hemorragia, dependendo da gravidade pode ser superficial ou não. Dizer: “como iriam imaginar que a facada geraria uma hemorragia interna”. Isso demonstra ou ignorância total em falar de um assunto que não domina ou tomar partido na situação. Um instrumento pérfurocortante que atravesse o abdomen vai causar hemorragia dos vasos sanguíneos. Além do que, qualquer um que teve treinamento militar sabe que a técnica usada pelo agressor causa abertura do ferimento, ou seja, um golpe girando o punho cerrado na região do ferimento. E para seu aprenduzado, não precisa de força, mas de pressão no golpe e acertiva nos movimentos e na região afetada.

  • 11/09/2018 em 14:28
    Permalink

    Que Site mais tendencioso e de um mau caratismo sem tamanho. Tentam desmentir o que um militante igual vocês fez. GENTALHA

  • 10/09/2018 em 22:23
    Permalink

    Vocês do site BOATOS, não são os donos da razão de jeito algum, coloquem a sandália da humildade e esqueçam o lado que vcs torcem…é uma dica!!!

  • 10/09/2018 em 22:08
    Permalink

    Se o sujeito é da PF, então é um petista infiltrado na segurança do Bolsonaro…
    A cena mostra, claramente, um soco!

  • 10/09/2018 em 16:29
    Permalink

    Desta vez o desmentido não fez sentido, ele não está ajudando, simplesmente empurra o abdomem do Bolsonaro com força e em seguida se afasta. A alegação do Boatos.com não está presente em nenhuma outra fonte confiável, boato?

  • 09/09/2018 em 16:59
    Permalink

    Não faz sentido, contra fatos não há nenhum argumento. Ele então estava acariciando Bolsonaro com o punho.

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)