Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Hoje, às 22h, a TV Record vai entrevistar Bolsonaro por 25 minutos #boato

Hoje, às 22h, a TV Record vai entrevistar Bolsonaro por 25 minutos #boato

Confira a versão 2022 do desmentido aqui

Boato – Hoje, às 22h, a TV Record vai realizar uma entrevista de 25 minutos com o presidente Jair Bolsonaro. A audiência tem que ser grande.

Existem alguns boatos que viralizam, são desmentidos, mas voltam a circular na internet posteriormente. Muitas dessas fake news têm um elemento em comum: a palavra “hoje”. O motivo é simples: como o termo “hoje” mantém um caráter de urgência e nunca fica datado, a balela costuma ser reforçada com a adição dessa “palavrinha”. É o caso da história da qual vamos falar… hoje.

De acordo com uma mensagem que circula na internet, o presidente Jair Bolsonaro vai conceder “hoje” uma entrevista de 25 minutos à TV Record. A mensagem diz que a atração acontecerá às 22h e pede um recorde de audiência. Leia a mensagem que circula online (dentro de uma imagem do presidente):

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A audiência tem que ser grande!!! Hoje, às 22h (horário de Brasília), a TV Record entrevistará Bolsonaro durante 25 minutos. Todos ligados na Record! A TV Record baterá a Globo em audiência! Por gentileza, passe adiante.

Hoje, às 22h, a TV Record vai entrevistar Bolsonaro por 25 minutos?

Muita gente espalhou a mensagem por aí e, provavelmente, deve ter se decepcionado ao colocar na Record “hoje” (que, pelos nossos cálculos, está durando quase uma semana). Mas será mesmo que o anúncio é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo.

De cara, a mensagem já nos causa desconfiança. Além do famigerado termo “hoje” e das características do texto (vago, com caráter alarmista, com pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis), esse tipo de história chamando para alguma atração na TV já foi desmentida algumas vezes por aqui.

Já desmentimos o boato da entrevista de Bolsonaro “hoje na Globo News”, o pronunciamento do vice “hoje na TV”, a entrevista de Moro “hoje para o Camarotti” e… a entrevista de Bolsonaro “hoje na Record”.

Sim, amigos. Um boato muito parecido viralizou no dia anterior à votação do Segundo Turno das eleições 2018. Como a argumentação é rigorosamente igual a que fizemos na época (em um boato que também incluía o nome do candidato Fernando Haddad), veja o que escrevemos:

No caso da entrevista de Bolsonaro na Record, o anúncio da reportagem de 25 minutos começou a circular na internet no dia 04/10, dia do último debate do primeiro turno das eleições, ao qual Bolsonaro também não compareceu. Ou seja, no dia 04/10, a informação era real (de fato, ele concedeu uma entrevista à TV Record), mas em 27/10 é falsa.

Resumindo: a história que aponta que o presidente Jair Bolsonaro vai dar uma entrevista na TV Record, às 22h, é falsa. Não passa de uma notícia falsa que já foi desmentida, “se reciclou” e precisou ser desmentida de novo. Não caia nessa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.