Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > História falsa: PSDB quer processar Heineken por usar estrela vermelha

História falsa: PSDB quer processar Heineken por usar estrela vermelha

PSDB pede representação contra a estrela vermelha da Heineken, diz boato.
PSDB pede representação contra a estrela vermelha da Heineken, diz boato.

Boato – O partido tucano quer processar a Heineken por usar estrela vermelha e fazer uma alusão ao PT.

Em período eleitoral, textos falsos sobre os principais partidos políticos do país são comuns. A história de hoje conta uma história relacionada com o PSDB, que vai disputar as eleições presidenciais com Aécio Neves.

De acordo com o texto, a estrela vermelha da Heineken é o alvo do partido. O PSDB está pedindo uma representação contra a logomarca da empresa europeia porque, supostamente, ela seria uma propaganda descarada do partido político concorrente, o PT. Confira o texto que está circulando pela internet.

“PSDB pede representação contra a estrela vermelha da Heineken
Segundo o assessor tucano Rodrigo Constantino, a estrela vermelha faz propaganda subliminar ao governo comunista do PT. “Trata-se de algo escancarado mesmo, sem noção, típico de gente que coloca até estrela vermelha do partido no quintal da casa oficial da Presidência (lembram?)”, comentou Rodrigo Constantino”.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Bem, vamos aos fatos. O primeiro ponto é sobre a tal estrela. A Heineken usa a estrela vermelha em seus rótulos desde sua fundação, em 1863. Segundo informações do site da cervejaria, algumas pessoas na Idade Média achavam que a estrela vermelha possuía poderes místicos, que protegiam a produção, porém nem o pessoal da Heineken sabe direito o que ela significa.

A logo só foi mudada no período de Guerra Fria, para evitar que a marca fosse associada ao comunismo, então a estrela dos rótulos era branca com apenas o contorno vermelho. Já o PT foi fundado muito tempo depois: em 1980. Ou seja, é meio complicado de estar ligado ao PT. Mas será que a história da representação é verdadeira?

Ao que tudo aponta, não. Rodrigo Constantino não é assessor do PSDB. Apesar de ser um defender de posições simpáticas ao partido (e antipáticas ao PT) em sua coluna na revista Veja, Constantino não trabalha oficialmente ao partido.

Dono de opiniões polêmicas, ele também já disse que a CLT são um conjunto de leis inúteis, que o PT quer dar um golpe comunista no Brasil, que o MST é um grupo terrorista e tem ligação com as FARC. Apesar disso, ele nunca falou da Heineken, uma das melhores cervejas do mundo.

Com o período eleitoral começando, essa briga entre os dois partidos está longe de terminar. Seja no campo das acusações como no campo dos boatos. Desta vez, a história é falsa.

2 comentários em “História falsa: PSDB quer processar Heineken por usar estrela vermelha”

  1. Pessoal do Boatos, por favor, atualizem essa postagem. Essa noticia não pode ser chamada de falsa, pois não passou de uma provocação ao tonto do Rodrigo Constantino, da Veja, que falou que o vermelho da logomarca da Copa era uma mensagem subliminar do PT, além do suposto L de Lula. Vocês foram muito ingênuos ao não perceber isso. Nem parece que são do Boatos…

  2. Eduardo MAchado

    Faltou dizer que o post foi uma brincadeira, provocando o Constantino que, DE FATO, publicou artigo afirmando que a LOGO da COPA seria uma propaganda do PT e do LULA pois o 2014 em vermelho representaria “a cor do PT” e a mão estilizada, em amarelo, indicaria o L do Lula. Por isto que começaram a rodar um monte de posts provocando o “jornalista” da VEJA. Tanto que tem um deles que analise as bandeiras de vários estados e cidades …muitas com cores vermelhas e estrelas (tudo coisa do PT??!). kkk

Não é possível comentar.