Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Haddad disse hoje que, se ele for eleito, Lula vai subir a rampa e será presidente #boato

Haddad disse hoje que, se ele for eleito, Lula vai subir a rampa e será presidente #boato

Boato – Vídeo gravado hoje mostra que Fernando Haddad anunciou que Lula vai subir a rampa do Planalto e será presidente se ele ganhar as eleições.

Nestas eleições, um dos tipos de boatos que tem circulado na internet é aquele que se utiliza de vídeos fora de contexto (normalmente antigos) para “cravar uma verdade”. Já teve fake news sobre usando vídeo de comemoração na Copa, votação de 2016 no Senado e outros. Hoje, vamos falar de mais uma história que se encaixa nesta categoria.

Um vídeo do candidato à Presidência da República Fernando Haddad (PT) viralizou na internet. Na filmagem, Haddad diz “que conversou com o ex-presidente Lula”, que “vai fazer dele presidente” e que ele “vai subir a rampa do Planalto no dia 01/01/2019”.

A filmagem é acompanha da seguinte mensagem: “Olha o que o Haddad falou hoje ao sair da PF de Curitiba! Promessa de campanha: o Lula subir a rampa com ele em 01.01.19! Isso é uma afronta aos brasileiros de bem!”. Assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Haddad disse hoje que, se ele for eleito, Lula vai subir a rampa em 01/01/2019?

O vídeo explodiu no WhatsApp e já teve gente falando que Haddad iria renunciar, que Lula será presidente etc. Mas será mesmo que o vídeo foi gravado hoje e condiz com a nossa realidade atual? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Assim como a grande maioria das informações falsas que circulam online, a mensagem simplesmente “brotou no WhatsApp” e tem um elemento “básico” muito utilizado em notícias falsas que envolvem vídeo: a palavra “hoje”.

Quando um texto ou um vídeo não é datado ou é apresentado como “hoje, ontem, amanhã etc” há uma grande facilitação para que ele seja utilizado fora do contexto original. Aqui no Boatos.org já desmentimos histórias que usaram o “hoje” só para dar atualidade em algo velho. É o caso da entrevista de Bolsonaro na Globo News, dos caminhoneiros na Esplanada, da paralisação do WhatsApp e outros.

Com base nisso, fomos procurar mais detalhes sobre o vídeo e descobrimos duas coisas. 1) Como imaginávamos, ele não é “de hoje”. 2) A filmagem foi feita em outra situação política do país.

A filmagem é de 06/08/2018. Naquele dia, o PT havia confirmado Lula como candidato e Haddad como vice. Como é possível ver na página do Facebook de Lula, Haddad falou dentro de um contexto no qual Lula seria candidato. Está aí a razão de ele ter dito que Lula será presidente (mesmo sabendo que as chances de Lula concorrer serem pequenas) e que subiria a rampa do Palácio do Planalto em 1º de janeiro de 2019. Como é sabido, a candidatura de Lula foi impugnada e as coisas mudaram.

Resumindo: A informação que aponta que Fernando Haddad prometeu que, se ele ganhar as eleições, Lula será presidente e “vai subir a rampa” é falsa. O vídeo é antigo e foi gravado em um contexto completamente diferente do atual.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.