Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Haddad diz que Lula na presidência é a solução da crise do coronavírus #boato

Haddad diz que Lula na presidência é a solução da crise do coronavírus #boato

Haddad diz que Lula na presidência é a solução da crise do coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, Fernando Haddad diz para nordestinos que a solução para a crise da Covid-19 é Lula na Presidência. 

Se a situação política do Brasil já estava complicada, com a chegada da Covid-19 esse cenário ficou ainda pior. Desde que os governadores estaduais impuseram medidas restritivas, como o isolamento social, o presidente Jair Bolsonaro tem feito ataques aos políticos. Isso acabou gerando uma tensão entre estados e governo federal, sobrando até para o Congresso, onde Bolsonaro acabou perdendo apoio. Por conta disso, o número de pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro começaram a crescer no Supremo Tribunal Federal (STF).

E, de acordo com uma história que anda circulando nas redes sociais, a situação também teria feito com que alguns políticos se aproveitassem da oportunidade. Segundo a mensagem, o ex-prefeito Fernando Haddad teria afirmado que a solução para a crise da Covid-19 seria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumir, novamente, a Presidência. Nas imagens, Haddad se dirige aos nordestinos e diz que “essa crise só termina com Lula na Presidência”. Ele também afirma que “vão continuar na luta” para que Lula seja presidente e teceu críticas ao processo que colocou Lula na cadeia. Confira:

“Ou seja está clamando pros nordestinos por uma guerra civil ,mais uma prova da real intenção de espalhar medo na população sobre esse vírus. Meu povo do nordeste, se manifestem….”.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Haddad disse que Lula na presidência é a solução da crise do coronavírus?

As imagens repercutiram nas redes sociais e Haddad foi bastante criticado por agir com suposto oportunismo político. Mas será que essa história de que Haddad teria dito em um vídeo que a solução para a crise da Covid-19 seria colocar Lula na Presidência é verdade? Não é!

Vamos aos fatos! Para começo de história, a publicação segue aquele velho roteiro de fake news na internet. Ela é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis (uma informação como essa, certamente, iria repercutir na mídia);

Além disso, desde que a pandemia pela Covid-19 começou, muitos vídeos reais têm sido retirados de contexto e usados em histórias falsas. A equipe do Boatos.org já desmentu inúmeras delas, como a que dizia que o médico Drauzio Varella teria afirmado que iria continuar andando pelas ruas mesmo durante a quarentena. Também a que indicava que o governador do Ceará, Camilo Santana, teria sido flagrado participando de um aniversário em meio à quarentena e, por fim, a que apontava que supermercados teriam sido saqueados por conta do novo coronavírus, em São Vicente (SP).

Ao assistir o vídeo, logo percebemos que ele havia sido retirado de contexto. E tem mais: não foi pela primeira vez. Ao investigar as imagens, descobrimos que ela também foi usada em outro boato, durante o segundo turno das eleições presidenciais em 2018. Na oportunidade, a notícia falsa indicava que Haddad teria afirmado que, caso fosse eleito, Lula iria subir a rampa ao seu lado e assumir a Presidência. A fake news chegou a ser compartilhada por Bolsonaro que, na época, concorria ao cargo de presidente e pediu uma ação da Justiça sobre o conteúdo do vídeo.

No final das contas, o vídeo foi gravado antes mesmo da campanha eleitoral de 2018 começar. As imagens, na verdade, mostram uma entrevista de Fernando Haddad para a Rádio Arapuan, de João Pessoa (PB). O ex-prefeito de São Paulo (SP) publicou o conteúdo no dia 14 de agosto de 2018. Tudo isso ocorreu antes de Lula ter a candidatura cassada pelo TSE por conta de suas condenações na Lava Jato.

Em resumo: a história que diz que Haddad teria afirmado que Lula seria a solução para a crise da Covid-19 no Brasil é falsa! O vídeo é antigo, foi publicado em 2018, muito antes da candidatura de Lula ser impugnada pelo TSE. As imagens, na realidade, mostram uma entrevista de Haddad à uma rádio de João Pessoa (PB) em 2018. Ou seja, Haddad não falou que Lula é a solução para a crise da Covid-19 e muito menos sugeriu um golpe de Estado. Não compartilhe e, se possível, permaneça em casa e lave as mãos!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD