Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Haddad diz que a igreja vai pagar caro por prender Lula, o filho de Deus #boato

Haddad diz que a igreja vai pagar caro por prender Lula, o filho de Deus #boato

Boato – Fernando Haddad, candidato do PT, declarou que igreja vai “pagar caro” por ter encarcerado Lula e que ex-presidente é “o filho de Deus”.

O primeiro turno das eleições presidenciais do Brasil foi realizado neste domingo (07 de outubro de 2018). Cerca de 3,3 milhões de eleitores não puderam votar, pois tiveram seus títulos cancelados por falta de cadastramento de biometria. Quem também não pode votar nessas eleições foi o ex-presidente Lula, por falta de quórum para instalar uma urna na sede da Polícia Federal de Curitiba, local em que está preso.

Mesmo sem participar nas eleições (nem como candidato, nem como eleitor), o nome do ex-presidente acabou de novamente ser citado após o pleito de domingo. Segundo postagens em redes sociais, o candidato Fernando Haddad (que disputa o segundo turno com Jari Bolsonaro, do PSL) teria dito que a igreja iria pagar por ter “encarcerado o ex-presidente”.

Além disso, Haddad teria dito que Lula é o verdadeiro filho de Deus. Tudo é mostrado em um meme com a seguinte mensagem: “A igreja vai pagar caro por cada dia que deixou encarcerado o verdadeiro filho de Deus, Lula”.

Haddad diz que a igreja vai pagar caro por encarcerar Lula, o filho de Deus?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O resultado do primeiro turno das eleições presidenciais deixou muita gente com os ânimos exaltados. E é óbvio que uma declaração dessas não passaria batida. Mas será que o candidato petista teria realmente dito isso? A resposta é não. Se você quiser mais detalhes, então continua lendo!

Para começo de história, o texto apresenta as principais características de boatos online: é vago, alarmista e não cita fontes confiáveis. Vale lembrar que outro ponto identificável em fake news são os erros de ortografia. Entretanto, nos últimos tempos, o povo está acertando a ortografia direitinho (o que é bem estranho, dada a nossa experiência com esse tipo de texto). Por que será?

Ao buscar informações sobre a tal declaração, não encontramos absolutamente nada em sites confiáveis. Assim como no caso de Manuela D’Ávila e a frase de que a chapa seria mais famosa do que Cristo e que Lula teria dito que nem Jesus impediria ele de ser presidente (duas fake news bem parecidas com essa) nenhuma referência de confiança publicou nada sobre o assunto.

Isso, por si só, já mataria toda essa história. Entretanto, há mais dois pontos que nos ajudam a enterrar de vez essa teoria. O primeiro deles é que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nunca disse que é o verdadeiro filho de Deus. O segundo é que a Igreja não tem absolutamente nada a ver com a prisão dele, que foi efetuada pela Polícia Federal (que também investigava o ex-presidente) e pedida pela Justiça. Então, nem teria porque Haddad querer “se vingar” da igreja.

Em resumo: a história que diz que o candidato Fernando Haddad teria dito que a igreja iria pagar por encarcerar Lula é falsa. A declaração não aparece em nenhum veículo de comunicação confiável, Lula nunca disse ser filho de Deus e a igreja não tem nada a ver com a prisão dele. Ou seja, #boato. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.