Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Gustavo Perrella é nomeado como ministro do Esporte de Bolsonaro #boato

Gustavo Perrella é nomeado como ministro do Esporte de Bolsonaro #boato

Boato – Gustavo Perrella, dono de helicóptero apreendido com cocaína, será o ministro do Esporte de Jair Bolsonaro. Ele foi nomeado.

Em meio à revelação gradativa dos nomes dos ministros do governo Bolsonaro, o que não falta é especulação. Alguns nomes, inclusive, atravessam a linha (bem tênue, por sinal) da especulação e viram boato mesmo. Alguns exemplos são o nome de Alberto Fraga e Alexandre Frota (já desmentidos aqui). Hoje, vamos falar de outro exemplo.

Circula na internet a informação de que Gustavo Perrella, dono de um helicóptero apreendido com cocaína no Espírito Santo em 2013, será nomeado como ministro do Esporte do governo Bolsonaro.

A base da informação é um link do Estadão com o seguinte título: “Gustavo Perrella, do helicóptero com cocaína, é nomeado para o Ministério do Esporte”. O link está sendo compartilhado em redes sociais com muitos comentários acusando o futuro presidente de “acobertar corruptos”. Leia alguns deles:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: BOLSONARO MOSTRANDO COMO SE COMBATE A CORRUPÇÃO. Versão 2: “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos. E fim da corrupção.” ?????????. Versão 3: Será que eu marco meus familiares Bolsominios que lutaram contra a corrupção, família e deus?

Versão 4: POIS É O GOVERNO QUE É CONTRA A CORRUPÇÃO NOMEIA GUSTAVO PERRELA PARA OCUPAR O CARGO DE MINISTRO DO ESPORTE QUE MARAVILHA AINDA BEM QUE EU NÃO ME ENGANEI E VEM MAIS POR AÍ AECIO NEVES E OUTROS MAIS PRA QUEM SE DEIXOU ENGANAR CHUPÁ QUE É DE UVA.

Gustavo Perrella foi nomeado como ministro do Esporte de Bolsonaro?

Como visto, não faltou gente para compartilhar a notícia do Estadão (na nossa humilde contagem, ele teve 1.559.729 compartilhamentos até o momento da produção desta matéria). Mas será mesmo que a informação que aponta que Gustavo Perrella será ministro de Bolsonaro procede? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Bem, a matéria sobre a nomeação vai contra toda as principais características de boatos online. Só que um detalhe derruba toda a tese: a data da publicação. Ela é do dia 16 de junho de 2016. Ou seja: a informação da nomeação de Perrella no ministério do Esporte é antiga e nada tem a ver com o governo Bolsonaro.

Para além disso (como se não bastasse), há mais três detalhes. Nem em 2016, o cargo em questão era de ministro do Esporte (ocupação à época por Leonardo Picciani). Gustavo Perrella foi nomeado como secretário nacional do Futebol. Ele ocupou o cargo até dezembro de 2017. Em 2018, ele foi nomeado diretor da CBF.

O segundo detalhe que merece ser destacado é que Gustavo Perrella, apesar de ser dono do helicóptero apreendido com cocaína, foi considerado inocente no caso por falta de provas.

O terceiro detalhe é que o ministério do Esporte pode deixar de existir. De acordo com Bolsonaro, não está definido se a pasta vai se fundir com Educação ou se continuará existindo. De qualquer forma, ainda não há nomes para assumir o cargo de ministro.

Resumindo: a história que aponta que Bolsonaro vai nomear Gustavo Perrella como ministro do Esporte é falsa. A notícia que está sendo veiculada é de 2016 e não tem nada a ver com o próximo governo. Bastava clicar no link e ler antes de compartilhá-la.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.