Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Guilherme Boulos é dono de um jatinho particular (avião de luxo) #boato

Guilherme Boulos é dono de um jatinho particular (avião de luxo) #boato

Guilherme Boulos é dono de um jatinho (avião de luxo), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O socialista Guilherme Boulos é dono de um avião de pequeno porte. Foto que mostra ele entrando em jatinho particular é a prova disso.

As eleições 2020 estão chegando e, você pode ter certeza, de que boatos relacionados a candidatos vão começar a aparecer com força por aí. A prova disso é que, a cerca de três meses do dia do 1º turno, já temos uma fake news relacionada a um pré-candidato: Guilherme Boulos (PSOL), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo.

Uma foto de Boulos embarcando em um avião de pequeno porte de luxo começou a circular na internet junto com a informação de que ele seria o proprietário da aeronave e ironias com o “comunismo” que ele defenderia. Leia duas versões da mensagem que circula online:

Versão 1: Que coisa, hein ? Guilherme Boulos, o invasor de terras… o sem teto… dono de jatinho. Versão 2: Assim como todos Boulos e seu jatinho particular manobram os pobres , usurpam as mentes e ainda dizem que o capitalismo é opressor !!!! Todo socialista ama o dinheiro alheio pois é dele que eles vivem

Guilherme Boulos é dono de um jatinho (avião de luxo)?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Muita gente compartilhou a informação e já saiu criticando o pré-candidato por aí. Mas será mesmo que Guilherme Boulos é dono de um jatinho de luxo? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Antes de falar do caso em si, é importante destacar alguns pontos. Mesmo que Boulos (ou qualquer outro político) fosse dono do avião e não houvesse nenhuma ilegalidade nisso, não haveria problema. O mesmo podemos falar sobre o fato de ele ter embarcado no voo em questão. Dito isso, vamos à análise do caso.

Assim como “bom boato” que circula na internet, a mensagem em questão tem características de boatos como ser vaga, alarmista e não citar fontes confiáveis que comprovem que Boulos fosse o dono do avião. Vale dizer que boatos sobre “luxos de Boulos” não são novas na web. Já desmentimos fake news que falavam de mensalidades altas e mansões gigantescas.

Com isso, resolvemos buscar mais detalhes sobre o assunto. Não demorou muito para acharmos um desmentido no Twitter. Boulos, de fato, está nas imagens. Porém, não é dono do jatinho em questão. A aeronave foi alugada pelo advogado Walfrifo Warde. Veja a explicação para o caso:

Vamos lá! Sigam a trilha. Convidei GuilhermeBoulos para me acompanhar ontem em reunião do IREE, instituto que presido, e no qual ele trabalha como colunista e professor. Essa reunião, dedicada a pensar políticas e refletir sobre o Brasil, ocorreu fora de São Paulo.

Por razões de saúde, em vista do risco que corro por conta de comorbidades, pedi que me acompanhasse em aeronave locada por mim para os fins da viagem. Sinto que a sua generosidade em me acompanhar tenha se transformado em argumentos vazios para mentes vazias.

Boulos também fez uma publicação falando sobre o assunto. Ele atacou figuras simpáticas ao governo Bolsonaro que ajudam a informação sobre Boulos e o jatinho de disseminarem. Leia o que ele escreveu:

Figuras como Carla Zambelli e Allan dos Santos, da milícia digital bolsonarista, criaram a Fake News de que eu teria um jatinho. Nada surpreendente vindo de quem recebeu a PF na porta há alguns dias por serem investigados no inquérito das Fake News. São o esgoto da República!

Com isso, já podemos chegar a um veredicto. A história que aponta que Guilherme Boulos, pré-candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, é dono de um jatinho de luxo é falsa. O avião em que ele realizou uma viagem pertence a uma empresa de táxi aéreo e foi alugada pelo instituto em que ele presta serviços.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK