Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Governos e prefeituras do PT do Nordeste contrataram máquina para destruir asfalto feito pelo Exército #boato

Governos e prefeituras do PT do Nordeste contrataram máquina para destruir asfalto feito pelo Exército #boato

Governos e prefeituras do PT do Nordeste contrataram máquina para destruir asfalto do Exército, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra momento em que máquina contratada por governos e prefeituras do PT no Nordeste destrói asfalto de estrada construída pelo Exército Brasileiro.

Como vocês, que são leitores assíduos do Boatos.org, sabem (se vocês não são, no final da matéria tem como seguirmos), muitos boatos conseguem se modificar e voltar a circular. Hoje vamos falar de mais um deles.

De acordo com um vídeo que voltou a viralizar na internet, governos e prefeituras do PT no Nordeste contrataram uma máquina para destruir o asfalto construído pelo Exército Brasileiro. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Confira o desmentido no link

Governos e Prefeituras do PT do nordeste, contrataram máquina para acabar com o asfalto feito pelo Exército Brasileiro, estão abrindo buracos nas estradas federais do nordeste feitas recentemente pelo exército para destruir a imagem dos militares p dizer que fizeram coisas mal feitas e destruir o governo Bolsonaro. A estrada nova com asfalto de primeira mas a máfia PTralha, está sabotando o governo Bolsonaro. Passe para todos até chegar ao governo.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Governos e prefeituras do PT no Nordeste contrataram máquina para destruir asfalto feito pelo Exército?

Muita gente ficou esbravejando contra governadores e prefeitos petistas da região. Só há um detalhe nisso tudo: a informação não procede. Vamos aos fatos.

Na realidade, esse é um boato que já foi desmentido por aqui. A única diferença era que, na versão anterior, eram o “PT e a esquerda” que haviam feito isso. Como todo o desmentido de outrora pode ser aproveitado hoje, relembre o que foi dito.

O primeiro deles é que a mensagem original da publicação que está divulgando o suposto “vídeo denúncia” nas redes sociais carrega todas as características de uma fake news: é vaga (não fala de onde veio a informação ou dá mais detalhes do ocorrido), alarmista (tem o intuito de causar alvoroço entre os internautas), possui erros de português e, o principal, não cita fontes confiáveis que deem credibilidade à notícia.

O segundo fato é que, ao buscarmos pelo conteúdo para tirar essa história a limpo, o que encontramos foi uma versão maior do vídeo, que entrega alguns “furos” na mensagem que está compartilhada. Um deles é que o sujeito que aparece nele diz que está em uma rodovia entre “Natividade e Arraias”. Pesquisamos, então, pelos nomes da cidade e chegamos ao estado de Tocantins (veja aqui). Ou seja, já eliminamos aqui a hipótese de as estradas serem do Nordeste, como diz a publicação.

Além disso, ao procurarmos pelo partido do governador do Tocantins, para saber se ele tem alguma ligação com o PT, descobrimos mais uma contradição na tal notícia: Mauro Carlesse é filiado ao Partido Democratas (DEM), como você pode ver aqui. Isto é, mais uma vez, nada de PT.

No entanto, em mais uma análise sobre o caso, descobrimos que nem Carlesse tem culpa dos buracos nas estradas. Isso porque os buracos não são estragos, como diz o “vídeo denúncia”, mas sim um trabalho de microfresagem nas rodovias. Até o próprio ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, desmentiu a tese quando teve acesso ao vídeo:

“Isso é um trabalho de microfresagem. As solicitações no pavimento causam pequenas deformações e fissuras, às vezes imperceptíveis, que causam a ruína do pavimento se não tratadas. Assim, é realizada a microfresagem, que é esse corte do vídeo e depois a recomposição do pavimento”, disse ele.(veja nesse link).

Por último, para você entender o quanto essa história toda não passa de um boato, até o site e-farsas também desmentiu a falsa notícia dos supostos buracos feitos pelo PT, alegando (dentre outras coisas) que, recentemente, houve muitas obras do governo federal na região (leia aqui).

Resumindo: a história que aponta que governadores e prefeituras do PT no Nordeste estão destruindo estradas construídas pelo Exército é falsa. Não passa de mais um boato reciclado que circula por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/33KpUO3

Assista também: 7 fake news sobre sabotagens contra Bolsonaro