Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Governo de Pernambuco comprou 140 Jeep Renegade sem licitação para fazer bloqueios de quarentena #boato

Governo de Pernambuco comprou 140 Jeep Renegade sem licitação para fazer bloqueios de quarentena #boato

Governo de Pernambuco comprou 140 Jeep Renegade sem licitação para fazer bloqueios de quarentena, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governo de Pernambuco fez a compra, sem licitação, de 140 Jeep Renegade para fazer bloqueios durante a quarentena do novo coronavírus. Compra foi feita no grupo Schwambach (Fiori).

Em meio à situação de emergência causada pela pandemia do novo coronavírus, infelizmente, estamos vendo alguns casos de desperdício de dinheiro e até de desvios de verbas. No meio disso, é claro que denúncias falsas também têm aparecido na internet. A última delas aponta para um suposto abuso do governo de Pernambuco.

De acordo com a mensagem, o estado fez a aquisição de 140 Jeep Renegade para que sejam feitos bloqueios devido à quarentena do novo coronavírus. Detalhe: a compra teria sido feita sem licitação na concessionária do grupo Schwambach (Fiori), que pertenceria ao secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Bruno Schwambach. Tudo é acompanhado por um vídeo. Leia e assista:

O grupo Schwambach (Fiori) vendeu 140 Jeep Renegade SEM LICITAÇÃO pra esses bloqueios da quarentena… Já estava tudo esquematizado, não teve nem licitação… Vê que absurdo! Olha as carretas com os carros em cima tudo já adesivado!!!! Quem é o secretário de Desenvolvimento Economico do estado ? Bruno Schwambach.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Governo de Pernambuco comprou 140 Jeep Renegade sem licitação para fazer bloqueios de quarentena?

A mensagem circulou com muita força na internet e chamou atenção por aí. Mas será mesmo que os veículos questão foram adquiridos sem licitação no grupo Schwambach (Fiori) para serem utilizados nos bloqueios do coronavírus? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem já nos deixou desconfiados. Além de ela ter algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis (a informação foi tirada “do nada”), fake news usando vídeos retirados de contexto têm sido comuns nessa pandemia do coronavírus. Já teve exemplo falando de “empresa que fechou”, de Ceasa que tá desabastecido e até caixão que teria sido enterrado com pedras.

Com esses indícios, fomos buscar mais detalhes a respeito do assunto. Como era de se imaginar, nada encontramos a respeito da tal compra sem licitação dos veículos para bloqueios nas cidades (bloqueio que foi anunciado há dois dias). Ao contrário, achamos informações que denunciam que a postagem é fake.

O próprio governo de Pernambuco comunicou, por meio de redes sociais, que não fez a compra sem licitação dos veículos que estão no vídeo. A aquisição foi feita por parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública no ano passado, não foram 140 veículos e tudo está registrado. Leia o que foi dito:

Está circulando nas redes sociais uma notícia FALSA falando que o Governo de Pernambuco comprou carros sem licitação. Na realidade, estas viaturas foram encaminhadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública a 68 municípios pernambucanos. Os veículos, modelo Jeep Renegade, foram doados pela Bancada Federal do Estado de Pernambuco através da Emenda Impositiva nº 7118005 e irão reforçar a segurança nas cidades. Não compartilhe boatos. Antes de repassar alguma notícia, confirme em fontes oficiais!

Informação falsa! É falso que o Governo de Pernambuco comprou carros sem licitação para utilizar em bloqueios nas cidades onde as medidas de isolamento social serão intensificadas. As viaturas, modelo Jeep Renegade, foram adquiridas pelo Ministério da Justiça e doadas às Guardas Municipais de 68 municípios pernambucanos. Não caia em fake news, nem repasse informações sem comprovação.

Ao buscar por mais detalhes, conseguimos achar diversas notícias do final do ano passado que apontam para o repasse por parte do Ministério da Justiça. Ao todo, foram 280 veículos repassados para 68 municípios. Vale lembrar que, na época, o coronavírus não era um assunto comentado no debate público.

Resumindo: a história que aponta que o governo de Pernambuco comprou 140 Jeep Renegade sem licitação para realizar bloqueios durante a pandemia do novo coronavírus é falsa. Os veículos em questão já foram adquiridos no final do ano passado e não foi pelo governo do estado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2BWWK1B