Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Governo está cortando o Bolsa Família por causa de ajuste fiscal, diz boato

Governo está cortando o Bolsa Família por causa de ajuste fiscal, diz boato

Boato – Programa do governo federal cortou 800 mil famílias beneficiadas para diminuir os gastos.

Se nas pesquisas de popularidade Dilma Rousseff e o seu governo estão em baixa, na mídia ela está “na crista da onda”. A presidente é notícia todos os dias, e suas decisões ecoam até em jornais internacionais. A bola da vez são os ajustes fiscais e corte de gastos no orçamento. E estão dizendo que o programa Bolsa Família, um dos carros-chefes do PT, ‘entrou na ciranda’ de cortes.

Bolsa Família vai ser cortado por causa de ajuste fiscal, diz boato
Bolsa Família vai ser cortado por causa de ajuste fiscal, diz boato

A história de que o Bolsa-Família estava sendo cortado na surdina surgiu após uma reportagem da revista Veja apontar que quase 800 mil famílias foram tiradas do Bolsa Família por causa dos ajustes no orçamento federal. Após a publicação da matéria, outra publicações a respeito do assunto começaram a rodar em redes sociais e blogs. Leia uma delas:

Confira no trecho:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O programa Bolsa Família, considerado um dos carros chefes da campanha petista, está sendo afetado pela política de contenção de gastos promovida pelo governo Dilma.

De acordo com artigo publicado pela revista Veja, na última semana, o governo vem realizando cortes, de forma silenciosa, na imensa lista de famílias beneficiárias do programa em todo o Brasil.

 Como está sem dinheiro, o governo vem realizando uma detalhada avaliação das famílias cadastradas e promovendo os cortes que são necessários, de acordo com critérios que, a partir de agora, passam a ser mais rígidos.

Corte gastos, ajustes, o Bolsa Família ia sofrer as consequências, isso é certo, né? Nem tanto. Ao contrário do que diz o texto, a política de contenção de gastos anunciada pelo Governo Federal não envolveu cortes no programa de assistência a famílias de baixa renda.

E de onde sai essas 800 mil famílias cortadas? Difícil dizer qual foi o cálculo feito pela revista (e republicada posteriormente), mas, uma nota do próprio Ministério de Desenvolvimento Social esclareceu o erro. Segundo o portal do MSD a revista se baseou numa leitura errada dos dados.

O governo afirma que o número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família continua estável. E de fato continua, como pode ser visto nesses gráficos feitos pela reportagem do IG São Paulo. Desde 2004 o número famílias beneficiadas só cresceu e a partir de 2011 superou 13 milhões (em setembro de 2015 foram registrados 13,8 milhões de famílias no programa).

Mas e as 800 mil famílias? De fato, o próprio governo afirma que periodicamente faz fiscalizações e verifica se as famílias continuam obedecendo aos critérios de participação. E se a pessoa sai da faixa de extrema pobreza, deixa (teoricamente) de receber o benefício. Claro que também há o outro lado: novas pessoas passam a receber. Isso explica a estabilidade de beneficiários do programa.

Então vamos aos fatos: o governo cortou sim verba de diversas áreas essenciais (como a educação, que sofreu um desfalque gigantesco para 2016), de programas como o Pronatec e de benefícios como o Minha Casa, Minha Vida. Porém , a informação de que o governo está cortando o Bolsa Família para cobrir gastos não passa de uma boato.