Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, diz que quem descumprir lockdown vai levar porrada #boato

Governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, diz que quem descumprir lockdown vai levar porrada #boato

Governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, diz que quem descumprir lockdown vai levar porrada, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, o governador de Sergipe, Belivaldo, Chagas afirmou que a pessoa que for pega descumprindo o lockdown e toque de recolher vai levar porrada da polícia.

É fato que, dentro do universo dos criadores fake news, há diferentes níveis de criatividade. E, na história que vamos tratar hoje, podemos dizer que o nível de criatividade é “máximo”. O caso em questão aponta para uma suposta ordem do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas.

De acordo com o vídeo, Belivaldo Chagas teria afirmado que as pessoas que descumprirem o lockdown e o toque de recolher entre as 20h e 5h vai “levar porrada da polícia”. O vídeo acabou acompanhado por mensagens de apoio e, principalmente, por mensagens críticas (que apontavam para uma “ditadura”). Leia algumas das mensagens que circulam online, a transcrição do vídeo e o vídeo em si:

Versão 1: Em Sergipe o Governador Belivaldo Chagas Silva avisa que vai ter toque de recolher e quem não cumprir, vai levar tapa na cara, dedo no olho, puxão de cabelo, gás de pimenta e até dedo no c# praticamente, ele pertence ao Partido Social Democrático, que de democrático não tem nada … Kkkkkk

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: Taí um governador com G grande, o de Sergipe, o defensor público aposentado Belivaldo Chagas. Ele decidiu aumentar o lockdown no Estado, manter o toque de recolher e avisou aos desobedientes: – Quem for pego andando na rua depois do toque de recolher, vai levar puxavante de cabelo, cuspida na cara, tapa e os mais desobedientes ficarão de castigo, das cinco da manhã às cinco da tarde, ouvindo sem parar a música da “Caneta Azul”. No vídeo ele até canta uma estrofe da música, para deixar dúvidas quanto a sua autoridade.

Transcrição: Quero deixar bem claro que o lockdown está sendo aumentado aí. Os dias foi prorrogado e o toque de recolher continua, viu? É das 20 horas às 5 horas da manhã. O sujeito que for pego andando nas ruas vai levar porrada, a polícia vai bater, vai cuspir na cara, vai furar os olhos dele, vai jogar pimenta e sal na pele toda. É para cumprir. Todo decreto é para que as pessoas cumpram e respeitem as autoridades.

Então, o sujeito que for pego andando nas ruas de Sergipe vai levar para cusparada, vai levar tapa na cara, puxão de cabelo tá? E aquele que reclamar vai ficar o dia todinho ouvindo a música de Caneta Azul. Aquela música “caneta azul, azul caneta” de 5 da manhã até às 5 da tarde. Então, se você não quer passar por isso, aprenda a respeitar o decreto e as autoridades do nosso estado de Sergipe. Fica aí, o recado meu, que sou governador dessa zorra toda.

Governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, disse que quem descumprir lockdown vai levar porrada?

O vídeo, é claro, se espalhou muito na internet e, como vocês viram acima, chegou a exaltar os ânimos dos mais radicais. Porém, nem Belivaldo Chagas deu tal declaração tampouco há ordem do governador de Sergipe para “dar porrada” em quem descumprir o lockdown.

Duas coisas nos chamaram atenção logo de cara. 1) O fato da voz (principalmente quando o governador de Sergipe entoa a canção Caneta Azul) não condizer com a expressão facial (mesmo com máscara dá para perceber). 2) O caso é muito similar a outro que desmentimos sobre o prefeito de Votuporanga.

Se você não se lembra, o Boatos.org já desmentiu um boato que apontava que o “prefeito de Votuporanga” teria perdido a paciência com a população e “xingado geral” durante um vídeo. Desmentimos o boato, inclusive, em vídeo:

Assim como no caso citado, o vídeo não passa de uma montagem em cima de outra entrevista de Belivaldo Chagas. No vídeo original, publicado em fevereiro pelo canal do YouTube da TV Aperipê, o governador de Sergipe falou sobre medidas anunciadas para combater a pandemia e não descartou o toque de recolher. Olha aí o vídeo:

É importante citar que é fato que o governo do estado passou a estipular (no dia 22 de março) um toque de recolher diário no estado. Ele vai das 20h às 5h nos dias de semana e 18h às 5h nos fins de semana. Porém, não há nada sobre “a polícia dar porrada” em quem desrespeitar o lockdown nas determinações.

Resumindo: a história que aponta que o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, teria falado que a polícia vai dar porrada em quem desrespeitar o decreto de lockdown e o toque de recolher no estado é falsa. Trata-se de uma montagem em cima de um vídeo divulgado no mês passado e que nada tem a ver com “violência policial”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy