Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Google faz pesquisa para presidente em 2018 e Bolsonaro lidera #boato

Google faz pesquisa para presidente em 2018 e Bolsonaro lidera #boato

Boato – Google está fazendo pesquisa de intenção de voto para presidente em 2018. Bolsonaro lidera em todos os cenários.

Falta mais de um ano para o início da campanha eleitoral para presidente em 2018. Porém, toda a conjuntura da política atual (com impeachment e Lava Jato) tem feito a campanha se iniciar muito antes do que o normal. Tanto que alguns nomes já são dados como (quase) certos para a disputa.

Com base nesses nomes, tem circulado na internet a informação que o Google está fazendo uma pesquisa de intenção de voto para presidente em 2018. A votação seria pelo formulário e o mais incrível: Jair Bolsonaro é o primeiro colocado em todos os cenários. Leia o texto que circula online:

Segue resultado da pesquisa do Google para presidente. Se quiser votar também: Pesquisa que está sendo efetuada pelo Google e não por fundações compradas pelos partidos políticos que temos hoje.

Google faz pesquisa para presidente em 2018 e Bolsonaro lidera?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

É claro que muita gente está compartilhando a pesquisa como se fosse do Google e muitas destas pessoas estão considerando o resultado como “oficial”. Mas será mesmo que o Google está realizando uma pesquisa na qual Bolsonaro é o líder? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que denuncia a farsa está na metodologia da “pesquisa eleitoral”. Normalmente, uma pesquisa de intenção de voto tem que seguir alguns pré-requisitos para que se crie uma amostragem da população que represente a realidade. Por exemplo: se a proporção homem-mulher entre os eleitores é “1 para 1”, é preciso que a pesquisa seja feita com metade de mulheres e metade de homens.

Quando uma pesquisa como essa, que não pede dados socioeconômicos dos participantes, é “solta” na internet, o resultado acaba sendo aleatório e, claro, não-científico. A pesquisa fica menos científica ainda quando é compartilhada apenas por um grupo. Pelo nosso levantamento, ela está sendo compartilhada por… simpatizantes de Bolsonaro. Tanto que em algumas versões, as mensagens pedem “Vote Bolsonaro”.

Outro ponto é que a Google não realiza pesquisas eleitorais. O único tipo de pesquisa que o Google entende é de pesquisa na internet. A confusão com a empresa estar realizando a pesquisa se deu por causa da plataforma utilizada (Google Formulários). O que muita gente não sabe é que qualquer pessoa pode criar uma enquete usando a plataforma.

Por fim, vamos ao posicionamento de Bolsonaro nas pesquisas. Nenhuma pesquisa de intenção de voto realizada por institutos de pesquisa mostra o político do PSC na liderança. No momento, quem lidera as pesquisas é Lula. Confira a pesquisa Datafolha de abril deste ano. Só vale reforçar que daqui para 2018 muita água vai rolar.

Resumindo: a informação que aponta que o Google está fazendo uma pesquisa para presidente na qual Bolsonaro lidera é falsa. Nem a empresa fez a pesquisa nem o político do PSC lidera a corrida de intenções de voto. Boato duplo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores por WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no número (61) 99331-6821.