Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Globo se alinhou com a esquerda e vai adotar a cor vermelha #boato

Globo se alinhou com a esquerda e vai adotar a cor vermelha #boato

Boato – Jornalista denunciou que a Globo quer trazer Lula em 2018, se alinhou com a esquerda e vai colocar uma luz de cor vermelha nos jornais.

Um áudio tem causado muita discussão na internet. O arquivo seria de um jornalista da Globo e estaria denunciando um plano da emissora para trazer Lula de volta ao poder em 2018.

A primeira parte do boato (que apontava que era um diretor do Fantástico que havia denunciado a farsa) já foi desmentida neste link do Boatos.org. Porém, prometemos que analisaríamos o teor do arquivo e vamos fazer isso agora. Antes, escute o ó áudio:


Globo se alinhou com a esquerda e vai ficar avermelhada para ajudar PT?

Desta vez, vamos dividir o texto parte por parte para que você entenda melhor. Veja a primeira parte do texto logo abaixo:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Terça-feira, dia 8 de agosto de 2017. Por questões óbvias não vou me identificar porque há uma caça a bruxa dentro do jornalismo da Globo procurando quem é mais alinhado com a esquerda e quem não é. A partir de agora o público vai poder notar que as editorias de jornais vinculados à rádio CBN, ao G1 e também aos programas jornalísticos da Rede Globo vão estar mais alinhados com a esquerda e preparando a volta do Lula, que está completamente alinhado com a família Marinho, apesar de ele falar aos berros que vai fazer isso e aquilo, está tudo orquestrado, acertado, com a editoria do jornalismo da rede Globo.

O áudio começa com aquelas informações clássicas de boatos na internet: sem identificação e com um caráter alarmista (caça às bruxas) etc. A partir daí começa a primeira tese (não comprovada) de que a Globo vai estar alinhada com Lula. Como o áudio é do dia 8 de agosto, fizemos uma análise rápida do que saiu no Globo.com sobre ele.

De lá para cá, as principais matérias sobre Lula não são “positivas” (a maioria tem caráter informativo). São elas: “Justiça quer que socialite quite dívida antes de doar a Lula”, “Confrontos e tiros marcam chegada de Lula a Salvador”, “STF retira de Moro depoimentos de delatores sobre Lula”, “Justiça suspende título Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula” e “Lula se compara a Messi e CR7 ao criticar Dória”. Pelo menos por enquanto, a tese de a Globo “está se alinhando a Lula” não tem sido colocada em prática.

Ali Kamel, Silva Faria, Mariano Boni, Miguel, Taís, Cristina Piasentini que são os diretores das duas grandes praças de jornalismo da Globo estão alinhados com a família Marinho para que toda a notícia vinculada a Temer e também ao João Dória em São Paulo, sejam fracionadas durante o jornalismo para que se fale o tempo todo dos dois, mas de forma até caluniosa.

Então, um exemplo: os desempregados da Dilma agora são desempregados do Temer. A culpa da dívida do Brasil não é do legado de Lula e Dilma. É a dívida do Temer. Até os salários atrasados do Rio de Janeiro a culpa do Temer. Assim como uma rua esburacada há mais de 50 anos é culpa do João Dória.

Então, vocês vão começar a notar que há uma tendência já acertada com a esquerda para que se fale de forma até caluniosa de Temer e também de João Dória nos jornais e no jornalismo da Globo e nas programações de rádio. A ideia é que seja estendida o máximo da notícia para que se fale, “entre aspas”, coisas ruins destas duas grandes personalidades, que seriam os grandes adversários da propensa volta do Lula ao poder.

Fizemos uma análise sobre as principais notícias publicadas sobre Temer e Dória na Globo. É fato que as notícias da emissora sobre o presidente não têm sido positivas (as principais falam sobre o processo de impeachment e sobre pedidos de aliados que votaram contrários a cassação). Porém, não é um movimento que começou em 8 de agosto e também não é exclusividade da Globo. Desde que os áudios da JBS vazaram na imprensa, a grande maioria de notícias sobre Temer em toda mídia são negativas. Se é perseguição, aí você que vai dizer.

Sobre Dória, as notícias publicadas nos últimos dias no site da Globo são consideradas mais leves. De 8 de agosto para cá, as principais notícias falaram de uma homenagem que ele iria receber no Rio, que ele foi sondado por DEM e PMDB para 2018 e a resposta dele “depois da ovada” que tomou em Salvador. Se formos classificar, as notícias sobre Temer são mais pesadas do que sobre Lula e as notícias sobre Dória são mais leves que as dos dois. Vale ressaltar que não necessariamente isso é decidido editorialmente. Muitas vezes, as notícias “se emplacam” na mídia.

Outra coisa também é que a partir de agora vamos ver uma rede Globo mais avermelhada. Vocês vão começar a ver na tela da rede Globo o tom mais vermelho do que os tons azuis que são tradição da TV Globo. Isso já foi utilizado como propaganda subliminar na época da época da retomada da democracia em que não se sabia o que iria acontecer com o país, a Globo usou de outros artifícios para fazer propaganda subliminar.

Essa é a “melhor” parte do boato. Imagens do Bom Dia Brasil, do G1, e da Globo News foram inclusas em algumas postagens para comprovar que a Globo estaria mais “avermelhada”. Só tem um detalhe: todos os citados têm as mesmas cores desde a fundação. O Bom Dia Brasil usa as cores desde 1983, a Globo News desde 1996 e o G1 desde 2006. Ou seja: nada mudou (pelo menos até agora. Já pensou o Jornal Nacional avermelhado?).

E assim é com as notícias fracionadas no jornalismo. Você fala muito o tempo todo durante o jornalismo, durante a apresentação dos jornais, sobre as mesmas coisas e vinculando o nome dessas duas personalidades, que é o João Dória e o presidente Temer. Outra coisa que vamos reparar mais para frente são notícias sobre o Judiciário. Vão ter muitas notícias para dar ênfase a juízes corruptos, membros do Ministério Público ligados a corrução. O que também acontece, é claro, mas vocês vão ver muito mais notícias sobre isso. Mas vocês vão ver muitas notícias antigas, velhas e arquivadas que o povo não lembra vão ser trazidas de volta para seja jogado MPF e PF um contra o outro e que seja feita a exposição, principalmente, a juízes de primeira instância. Isso tudo para atingir O Moro e a Lava-Jato, acreditem a Globo é contra a Lava-Jato.

Sobre os políticos, já falamos. Mas e sobre o judiciário? Pelo menos por enquanto, não conseguimos ver nada de diferente. Moro, por exemplo, não aparece há alguns dias nos holofotes (a grande notícia foi que o processo de Lula na delação da JBS foi para o STF). Nada também sobre corrupção de Moro. Ou seja, se teve mudança ainda não vimos.

Fiquem atentos e que nós sejamos contra o imperialismo da rede Globo. Não estou jogando contra a casa, mas eu não acho isso direito e acho legal a população saber. Principalmente, uma pessoa que está dentro do sistema Globo e que tá acompanhando de perto todo o esquema que está sendo armado na maior emissora do país e está sendo alinhado com outras emissoras porque vai rolar muito dinheiro com a volta do Lula para esses meios de comunicação. Um abraço

Essa última parte é a mais genérica de todas. É fato que todos os meios de comunicação arrecadam fundos via publicidade estatal (isso é com FHC, Lula, Dilma, Temer e qualquer um que vir). Porém, é difícil aferir que Lula vai “pagar mais do que Temer”. Como o ônus da prova fica com quem acusa, podemos dizer que a aferição está genérica demais para ter consistência. Só para terminar: Luiz Nascimento (diretor do Fantástico citado no boato) se pronunciou a respeito do assunto. Leia:

A informação disseminada no whatsapp é totalmente falsa. Não pedi demissão, a voz não é minha e esse texto falso também não é meu. Acho lamentável – e me causa profunda indignação –que máquinas de propaganda condenáveis e protegidas por um anonimato criminoso usem as redes sociais para propagar mentiras com objetivos obviamente escusos.

Resumindo: a informação que aponta que a Globo se aliou com a esquerda e que vai usar vermelho não faz muito sentido. Todas as informações do áudio são facilmente refutáveis. Agora, se você veio aqui para saber sobre a história de quem gravou o áudio, te aconselho a ler este outro texto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.