Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Globo é dona da Mapfre, maior empresa de previdência privada do Brasil #boato

Globo é dona da Mapfre, maior empresa de previdência privada do Brasil #boato

Boato – Está explicado por que a Globo defende tanto a reforma da Previdência. Ela é dona da Mapfre, maior empresa de previdência privada do Brasil.

Depois de um ano conturbado na política, o debate no final do ano no Congresso ficou centrado em um tema: a reforma da Previdência. De um lado, alguns congressistas da oposição (junto com a opinião pública) apontam que a reforma vai retirar direitos do trabalhador. Do outro, o governo defende que a “reforma é necessária, que só acaba com privilégios” e blábláblá.

No meio da discussão (que ficou para o ano que vem), economistas, principalmente dos principais veículos de mídia do país, comentam que “a reforma é necessária” e “importante para o Brasil”. A Globo tem sido um dos veículos que mais defende a reforma. E um texto publicado em sites que defendem os partidos ditos de esquerda (principalmente o PT) diz já ter achado a explicação para isso.

O texto aponta que a Globo seria dona da Mapfre, a maior empresa de Previdência Privada do Brasil. A prova de tudo seria um documento. “A maior empresa de previdência privada no Brasil pertence ao grupo Mapfre.  E o grupo Mapfre pertence à Globo.  Entendeu agora por que a Globo é a favor da reforma da previdência?”, diz o texto. Confira uma das postagens (reprodução do Facebook):

Globo é dona da Mapfre, maior empresa de previdência privada do Brasil?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Com a ajuda de compartilhamentos famosos, a história circulou na internet (com direito a uma “homenagem” à jornalista Miriam Leitão). Mas será mesmo que a Globo é dona da Mapfre, a maior empresa de previdência privada do Brasil? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para descobrir a verdade, focamos menos no texto (que é mais acusatório e opinativo do que informativo) e mais no tal documento que seria “a prova”. A primeira coisa que percebemos é que a data do documento é muito antiga (ele é datado de 2006). O segundo é que ele não cita que a Globo é dona da Mapfre.

O documento é um “ato de concentração”. Pelo que o documento aponta, a Globopar era sócia majoritária da seguradora Roma e tinha intenção de vender as ações para a Mapfre. Porém, era preciso pedir autorização ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão que autoriza esse tipo de negociação. Não tinha nada que apontava que a Globo seria dona da Mapfre

Ok. Já deu para ver que o documento não prova nada. Agora vamos à segunda questão: quem é a dona da Mapfre no Brasil? A resposta é óbvia: a própria empresa. A Mapfre é uma multinacional espanhola fundada em 1933 que começou as operações no Brasil em 1992. Agora um detalhe: desde 2012, metade (mais exatamente 49,99%) a área de previdência privada no país foi adquirida pelo Banco do Brasil.

Agora o ponto final: a Mapfre não é a maior empresa de previdência privada do país. De acordo com este ranking, A Mapfre é apenas a 12º colocada no segmento. O título pertence à BrasilPrev, que é do “sócio e concorrente” Banco do Brasil

Resumindo: a história que aponta que a Globo é dona da Mapfre e que ela é a maior empresa de previdência privada do país é falsa. Usa um documento antigo como prova e não se sustenta com uma apuração mais detalhada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.