Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > General Mário Lúcio diz que vai derrubar Rodrigo Maia e STF na bala para defender Bolsonaro #boato

General Mário Lúcio diz que vai derrubar Rodrigo Maia e STF na bala para defender Bolsonaro #boato

General Mário Lúcio diz que vai derrubar Rodrigo Maia e STF na bala para defender Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – General do Exército Mário Lúcio disse que se o Congresso e o STF tentarem derrubar Bolsonaro, ele vai invadir o Congresso e o STF na bala e deixar “Rodrigo Maia e a cambada” furados que nem peneira.

No meio de toda discussão política que o Brasil enfrenta, há sempre um grupo mais exaltado. Em alguns casos, a irresponsabilidade de alguns chega até à seara das ameças. É o caso da história de hoje, que aponta para uma suposta ameaça de um general do Exército ao presidente da Câmara Rodrigo Maia, Congresso e STF.

A ameaça está em um vídeo que já circula desde o meio de março de 2020. Na filmagem, um senhor que se identifica como Mário Lúcio faz ofensas a membros do STF e Congresso e diz que, se “tentarem fazer panelinhas para derrubar o amigo Bolsonaro”, vai invadir na bala e deixar todo mundo “que nem peneira”. Junto ao vídeo, há uma descrição de que o sujeito seria um general do Exército. Leia as mensagens que circulam online e a transcrição do vídeo:

Mensagem: GENERAL DE EXÉRCITO MANDA AVISO PARA MAIA E OUTROS QUE DESEJAM DERRUBAR JAIR BOLSONARO. *General do Exército Mario Lúcio promete que vai derrubar Rodrigo Maia e toda a sua cambada do STF na bala e vai deixar igual a uma peneira, se eles tentarem derrubar o presidente Jair Bolsonaro do poder.* agora vai

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Transcrição: O recado tá dado. Felicidade para vocês. Façam! Eu se fosse vocês, fazia mesmo. Começa a juntar contra ele amanhã. STF, esses congressista vagabundo que tá achando que todo mundo vai querer lixo atômico. Então faça sua panela e aja de forma sólida para tirar meu amigo Bolsonaro é que vocês vão ver onde vai dar. Vocês vão vocês vão ficar furado que nem peneira. Então quem avisa amigo é. Inté. A onça vai beber água meu amigo e vai beber água de barro. Cambada de vagabundo. Bando de impatriotas. Vocês merecem fuzilamento. Mas bala tá cara, canalha. Incendiar vocês é melhor, deixar só as cinzas. Cambada de vagabundo

General Mário Lúcio diz que vai derrubar Rodrigo Maia e STF na bala para defender Bolsonaro?

A mensagem se espalhou com muita força na internet e deixou muita gente assustada. Mas será mesmo que a pessoa do vídeo é um general chamado Mário Lúcio? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem já nos deixou desconfiados. A mensagem (como bom boato) é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Mais do que isso: o que não tem faltado nos últimos tempos são vídeos com créditos errados apenas para viralizar. Como exemplo, temos vídeo falsamente atribuídos a empresários, prefeitos e até a pessoas que já morreram.

Com essas desconfianças, fomos buscar mais informações a respeito do “general Mário Lúcio”. Descobrimos que, de fato, existe um general com esse nome: o general Mário Lúcio de Araújo que, inclusive, foi candidato pelo PSL nas últimas eleições. Mas ele não é a pessoa do vídeo (sequer se parece).

Ao buscar por versões mais antigas do vídeo, encontramos mais dois indícios que ajudam a desvendar a farsa. Um deles é que a pessoa (que não se identifica em momento algum como general) havia se apresentado como Mário Lúcio Martins de Belo Horizonte (isso já elimina a hipótese de ser o “Araújo”). Outra é que o vídeo, antes de viralizar, identificava a pessoa que gravou apenas como um “patriota”.

Com o nome completo do suposto general fizemos uma busca por servidores. Logo descobrimos que não há nenhum general com o nome de Mário Lúcio Martins. Vale dizer que não encontramos qualquer referência de qualquer general com esse nome antes do vídeo viralizar.

Por fim, a roupa. É claro que um general “de verdade” poderia até escolher usar uma farda falsa pra gravar o vídeo (vai que a verdadeira está suja). Mas o fato que aquela bandeira do Brasil naquela posição entrega que a farda que ele usa não é legítima.

Resumindo: as ameaças estão aí e estão postas. Mas o fato é que elas não saíram de um general do Exército. Ou seja: antes que vocês pensem que os militares estão dispostos a derrubar o Legislativo e Judiciário, é melhor saber que o tal general Mário Lúcio não existe. É “apenas” um patriota (bem desbocado, por sinal).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD