Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > General Heleno diz que Bolsonaro teve coronavírus em post no Twitter #boato

General Heleno diz que Bolsonaro teve coronavírus em post no Twitter #boato

General Heleno diz que Bolsonaro teve coronavírus em post no Twitter, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O general Heleno disse que Bolsonaro teve coronavírus em post no Twitter. Segundo ele, tanto o presidente quanto ele passaram tranquilamente pela doença, enquanto a imprensa trata como algo que vai acabar com a vida no planeta.

Desde que chegou de viagem aos Estados Unidos em missão oficial, onde se encontrou com Donald Trump, o presidente Jair Bolsonaro se submeteu a dois testes para detectar a Covid-19, em 12 e 17 de março deste ano, e que, segundo ele, deram negativos.

Porém, os resultados nunca foram divulgados. Aproveitando-se disso, além do fato de Bolsonaro aparecer em público nos últimos dias com tosse, tem muita gente empenhada em espalhar notícias (a princípio, falsas) para dizer que o presidente contraiu sim a “gripezinha” ocasionada pelo novo coronavírus.

Desta vez, um print que está sendo compartilhado pelos internautas nas redes sociais dá conta de que o general Augusto Heleno disse, em post no Twitter, que Bolsonaro teve coronavírus. Na mensagem supostamente publicada em sua conta oficial, ele afirma que a imprensa trata a Covid-19 como algo que vai acabar com a vida o planeta, mas que tanto ele quanto o presidente da República passaram ilesos por ela.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Confira, a seguir, o texto original do suposto post do general Heleno que está rodando online:

@generalaugustoh A imprensa trata o coronavírus como algo que vai acabar com a vida no planeta. Eu tive e passei tranquilamente assim como o presidente Jair Bolsonaro. Nem precisei parar de fumar meu cigarro.

General Heleno disse que Bolsonaro teve coronavírus em post no Twitter?

Obviamente, a postagem chamou bastante atenção, ainda mais depois de o presidente brasileiro se recusar a divulgar os resultados dos exames. Mas será mesmo que o general Heleno disse que Bolsonaro teve coronavírus em post no Twitter. A resposta é não! E o porquê você confere a seguir.

Para começar, a mensagem do print carrega todas as características de fake news: é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis que possam dar credibilidade ao que está sendo informado. Em segundo lugar, já sabemos que o que não falta na internet é boato com declarações falsas em forma de prints atribuídas a pessoas conhecidas na mídia, inclusive, ao próprio general Heleno.

Aqui no Boatos.org, nós já desmentimos alguns deles, como o que dizia que o general Heleno teria postado em seu Twitter que ministro que abandona o governo Bolsonaro é um canalha frouxo; outro sobre um falso print de Rodrigo Maia no Twitter dizendo que desviar dinheiro do fundão eleitoral é prejudicial à democracia; ou, ainda, de um suposto print do grupo no WhatsApp Resistência Para (do PSOL UEPA) que estaria espalhando uma mensagem sobre infectar pessoas com coronavírus.

Além disso, também notamos que o perfil que postou a tal mensagem não é o oficial do general Augusto Heleno. A conta oficial dele, na verdade, é esta aqui, enquanto a que fez o post falso é essa daqui, que, inclusive, foi deletada. Tratava-se de um fake.

Para completar, o próprio general Heleno desmentiu o print em seu perfil verdadeiro no Twitter: “Circulam, no Twitter, mensagens mentirosas e ofensivas, usando indevidamente o meu nome e sem autenticação […]”, disse ele.

Resumindo: A publicação que dá conta de que o general Heleno disse que o presidente Bolsonaro teve coronavírus em post no Twitter não é verdadeira. O perfil que espalhou a mensagem na rede social é falso, além de que o próprio general desmentiu a postagem em sua conta oficial (a verdadeira).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Otkv5l