Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > General Hamilton Mourão sofre infarto e está internado em hospital #boato

General Hamilton Mourão sofre infarto e está internado em hospital #boato

Boato – O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, acabou de sofrer um infarto e está internado no Hospital das Forças Armadas.

Com três meses e meio de governo, uma figura tem se mostrado surpreendente: a do vice-presidente Hamilton Mourão. O general tem, por causa de alguns dos seus posicionamentos, arrancado aplausos e críticas de pessoas simpáticas ao governo e, ao mesmo tempo, de opositores (fato que destoa do clima de polarização que temos hoje).

A prova disso está no fato de que pessoas favoráveis e contrárias ao governo estão compartilhando uma informação bombástica: a de que Mourão teria sofrido um infarto. Um texto publicado em alguns sites dá conta de que Mourão acabou de sofrer um infarto e foi internado no Pronto Socorro do Hospital das Forças Armadas. Leia uma das mensagens que circula online:

Urgente: Mourão sofre infarto Vice-presidente está no Hospital das Forças Armadas O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, deu entrada na noite de sábado no Pronto Socorro do Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. Oficialmente, a informação é de que ele teria sido atendido na ortopedia para fazer uma punção.

General Hamilton Mourão sofre infarto e está internado em hospital?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

É claro que a informação só serviu para fomentar teorias da conspiração. De um lado, houve a acusação de que a oposição tentou “derrubar” o governo. Do outro, opositores falaram que foi o próprio Bolsonaro que “atacou Mourão”. Mas será mesmo que a informação que fala de infarto procede? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Na realidade, a gente está aqui apenas “pró-forma” para desmentir a informação. O motivo é simples: ela começou a “bombar na internet” no domingo (14 de abril). Só tem um detalhe: no mesmo dia, o próprio general Mourão explicou os motivos nos quais ele foi internado. Leia mensagem publicada no Twitter:

Fim de semana afastado do front… Tive de passar por uma punção, ontem, no Hospital das Forças Armadas, para aliviar a dor causada por uma tendinite no cotovelo direito. Estou em repouso, medicado, em companhia da família, com o apoio dos amigos e as orações de todos.

Você já deve estar falando: “Isso não prova nada. Ele pode ter tido o infarto e alguém ter postado algo no lugar dele”. Se você está pensando nisso, saiba que, além de matérias falando que ele foi medicado e está em casa e que a causa era tendinite mesmo (aqui, aqui e aqui), ele também deu uma entrevista falando sobre assuntos gerais (como a decisão do STF de retirar do ar matérias da Revista Crusoé sobre Dias Toffoli). Se ele tivesse sofrido um infarto, a pauta seria outra, não?

Vale dizer que um dos sites que publicou a informação inicialmente fez uma “correção” (por assim dizer) na matéria e mudou o título de “Mourão sofre infarto” para “Mourão sofre suspeita de infarto”. Só isso já enfraquece a informação.

Resumindo: a história que aponta que o vice-presidente Hamilton Mourão sofreu um infarto é falsa. Além de o próprio general ter desmentido a informação, o tempo e a falta de cobertura da mídia sobre o assunto mostram que tudo não passava de um boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.