Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Delegado Francischini denuncia golpe em andamento no Senado #boato

Delegado Francischini denuncia golpe em andamento no Senado #boato

Boato – Delegado da PF e candidato a deputado, Fernando Francischini denunciou que o Senado está reunido agora para dar um golpe.

Estamos muito perto. As eleições 2018 já estão aí, à porta de todos os brasileiros. Mas, o momento que deveria ser de reflexão sobre quais serão nossas escolhas para cargos públicos importantíssimos – deputados, senadores, governador e presidente – está sendo substituído por euforia, e até mesmo pânico.

A culpa disso, óbvio, é das notícias falsas, que às vésperas das eleições estão pipocando como nunca. E a história que estão repassando com muita força hoje é a de que o Senado está reunido agora para dar um “golpe”.

Segundo uma mensagem compartilhada com o vídeo do delegado Fernando Francischini, o Senado está reunido agora para dar um golpe (ou um glope, se preferir). Confira a mensagem: “URGENTÍSSIMO! UM GLOPE EM ANDAMENTO NO SENADO AGORA! Vamos divulgar ao máximo pelo amor de deus… urgente urgentíssimo divulgar e pressionar”.

Delegado Fernando Francischini denunciou golpe em andamento no Senado agora ?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A suposta denúncia que está circulando em nome de Fernando Francischini, que também é candidato a deputado estadual no pleito deste ano, está assustando as pessoas no Facebook e no WhatsApp. Mas será que essa urgência faz sentido? É verdade? Não é. Sabendo disso, vamos entender melhor.

Pois então, começando pelo mais simples, o teor da mensagem que está acompanhando o vídeo do delegado reúne basicamente quase todas as características dos boatos. É alarmista, fala de urgência e mesmo sendo curta, consegue colocar até a palavra golpe no meio.

Apesar de mencionar uma fonte confiável, que é o delegado, não dá muitas informações. Também não menciona “quando” deixando a palavra “agora” jogada, e nós bem sabemos que expressões em aberto assim são justamente comuns em boatos porque podem ser utilizadas em qualquer data.

Datas. É justamente nesse ponto que está a chave para esclarecer a história. Apesar do vídeo ser verdadeiro e de que Fernando Francischini realmente alertou para a atitude do Senado, isso não está acontecendo “agora”. O próprio vídeo é datado, basta reparar. As imagens foram feitas pelo delegado Fernando Ferncischini durante uma live no Facebook que foi ao ar em 2016.

De fato, na época o então presidente do Senado, Renan Calheiros, tentou colocar o projeto contra corrupção na pauta da casa em caráter de urgência, mas os senadores votaram contra. Sabe outra prova de que a história não procede? O atual presidente do Senado é Eunício Oliveira. Além do que, vamos usar a lógica, os senadores não têm como estar reunidos, amanhã (07) tem eleições, eles com certeza estão em suas cidades, ou próximos de suas zonas eleitorais.

Resumindo, não é verdade que o delegado Fernando Francischini denunciou um golpe no Senado agora. O vídeo onde ele fala contra o Senado é de 2016 e os senadores não estão reunidos pois em breve haverá eleições. Logo, não caiam nessa porque é #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164