Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto mostra Lula e Maduro de mãos dadas em 1984 #boato

Foto mostra Lula e Maduro de mãos dadas em 1984 #boato

Boato – Resgataram uma foto antiga do ex-presidente Lula e Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, de mãos dadas em 1984.

Como sempre falamos, tem alguns boatos que, com o passar do tempo, “se reciclam” (tipo lixo, mesmo) para voltarem a viralizar. A história de hoje é mais um desses exemplos e, como tantas outras histórias falsas, trata do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da Venezuela Nicolás Maduro.

De acordo com mensagens que viralizaram no Facebook e no WhatsApp, Lula foi flagrado com Maduro de mãos dadas em uma foto tirada no ano de 1984. A imagem sugere que os dois mantinham um relacionamento.

“Lula e Maduro em 1984.hummmm!!”, diz uma versão. “LULA e MADURO em 1984, Entenderam agora ?”, aponta outra. “Lula e maduro juntos em 1984 não deixe essa imagem morre kkkkkkkkkk”, destaca uma terceira mensagem.

Foto mostra Lula e Maduro de mãos dadas em 1984?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Só nos exemplos apresentados, juntamos alguns bons milhares de compartilhamentos. Mas será mesmo que as imagens de Lula e Maduro datadas de 1984 são reais? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Quando começamos a receber a imagem, bastou uma busca interna no Boatos.org para nos depararmos com a história real por trás da foto. O motivo é simples: no dia 23 de fevereiro de 2014, o Boatos.org desmentiu uma história quase igual.

A única diferença no “causo” é que o “casal” era Maduro e um outro homem. A história chegou a ser traduzida para o Hablillas.org. Como a explicação é parecida, relembre o que escrevemos na época.

Junto à imagem (publicada em um site chamado Diário de Tenerife), há um texto que aponta que a foto foi proibida em redes sociais na Venezuela, que a foto com o namorado antigo foi tirada na Venezuela, que Maduro envelheceu e esqueceu do passado e que a foto era realmente verdadeira. Mas será que a foto é realmente verdadeira?

Resposta curta e grossa: não. É impossível determinar qual é a orientação sexual do presidente da Venezuela (apesar de haver indícios fortes de que ele é hétero), é possível afirmar que a foto não é dele. 

Fizemos uma busca sobre a imagem na internet e chegamos à conclusão que se trata de um ensaio fotográfico de uma revista russa que mostra como eram os shorts usados nos anos 60 e 70. Note que o homem que seria Nicolás Maduro está um pouco diferente, não?

Ao homem do lado direito da imagem foi apenas incluso um bigode e, como em um passe de mágica, temos a imagem do presidente Nicolas Maduro quando era jovem. Ou seja, a imagem é uma montagem. Uma brincadeira com o, odiado por muitos, presidente da Venezuela.

Pronto, né gente. Nem a foto de “Maduro com um homem aleatório” tampouco a foto de Maduro do Lula são reais. Tudo não passa de uma montagem feita em cima de uma imagem de uma revista russo. Fim!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.