Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto do carnaval de 2017 foi usada para ilustrar protesto contra Bolsonaro em SP #boato

Foto do carnaval de 2017 foi usada para ilustrar protesto contra Bolsonaro em SP #boato

Boato – Imagem divulgada pela imprensa no Brasil como se fosse do protesto #Elenão, contra Bolsonaro em São Paulo é, na realidade, do carnaval de 2017 no Largo da Batata.

Com o objetivo de demonstrar a insatisfação de muitas pessoas com a candidatura do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), as manifestações do dia 29 de setembro de 2018 foram realizadas em diversas cidades do Brasil. E o protesto não movimentou só as ruas.

Nas redes sociais, o debate sobre o ato também reverberou. Entre likes e shares, é claro que surgiram também críticas. Uma delas vem de publicações nas redes sociais que apontam que a mídia brasileira andou distorcendo o número de participantes do protesto ao usar uma foto antiga de outro evento.

De acordo com mensagens virais no Facebook e no WhatsApp, a Globo e a revista Veja teriam usado uma foto do carnaval de 2017, no Largo da Batata, em São Paulo, para ilustrar as manifestações na capital paulista. Confira as mensagens que circularam online:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: “A foto que estão colocando do protesto do ele não kkkkk. Desespero total destes desqualificados. Bolsonaro é 17 neles”. Versão 2:  “UMA DAS FOTOS DA MANIFESTAÇÃO EM SÃO PAULO CONTRA BOLSONARO É DO CARNAVAL DE 2017”.

Versão 3: “Site globoLIXO Postou Essa Foto,HOJE, Para Criar Uma Ideia Do Número De “pessoas” Protestando Contra #BOLSONARO. A globoLIXO Só Se Esqueceu Que Somos Inteligentes O BASTANTE Para Pesquisar E Ver Que Tal FOTO Foi Tirada No Carnaval De 2017! *Site globoLIXO RETIROU A FOTO * * **#SOMOS #TODOS #BOLSONARO** * *

Foto do carnaval de 2017 foi usada pela mídia para ilustrar protesto contra Bolsonaro em São Paulo?

Bem, a notícia pegou todo mundo de surpresa, uma vez que um registro do protesto seria algo simples e fácil de se fazer. Mas será que a mídia brasileira teria a audácia de colocar uma foto antiga para representar as manifestações do dia 29/09 em São Paulo? A resposta é não. Se você quiser mais detalhes, continua lendo.

Vamos lá! Para começo de história, os textos que estão circulando nas redes sociais apresentam as principais características de boatos online: são vagos, alarmistas, com erros de português e não apresentam fontes confiáveis (vale lembrar que prints sem links não são considerados como fontes confiáveis).

E um “detalhe” nos deixou muito desconfiados: as mensagens falando que “saiu na Globo”, “saiu na Veja” etc estavam lá, mas não achamos um link que apontaram para as “matérias que usaram a foto antiga”.

Com a falta de provas reais, fomos, atrás das matérias mencionadas nas imagens. Para nossa (não) surpresa, descobrimos que, na verdade, nenhuma matéria da mídia mostrou fotos do carnaval de 2017 como se fossem do protesto.

A foto exibida na matéria da revista Veja mostra pessoas segurando cartazes e outras fotos a partir da vista aérea. Já na matéria da Globo, sequer existe foto, mas sim um vídeo que acompanha a reportagem.

Vale ressaltar que o próprio Estadão, dono da foto de 2017, desmentiu a história e apontou que a única semelhança entre as fotos do protesto e a do carnaval é o ângulo (fato confirmado por nós do Boatos.org). De acordo com artigo publicado no site do jornal, a confusão em relação a foto fez com que a reportagem sobre o carnaval 2017 entrasse para a lista de mais lidas do Estadão durante o final de semana.

Em resumo: a história que diz que a mídia utilizou uma foto do carnaval 2017 para ilustrar as manifestações de 29/09 é falsa. As fotos são muito parecidas, mas não são iguais. Sendo assim, a história é falsa. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.