Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Filme Lula o Maior Ladrão da História do Brasil (Corrupção em Vertigem) vai ao ar em TVs da Europa e EUA #boato

Filme Lula o Maior Ladrão da História do Brasil (Corrupção em Vertigem) vai ao ar em TVs da Europa e EUA #boato

Filme Lula o Maior Ladrão da História do Brasil (Corrupção em Vertigem) vai ao ar em TVs da Europa e EUA, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Vai ao ar em TVs da Europa e dos EUA, o filme Lula o Maior Ladrão da História do Brasil (Corrupção em Vertigem). Ele é recheado de verdades sobre Bolsonaro.

Todos os dias, nesta semana, tivemos que desmentir um boato relacionado às eleições de 2022. Mais exatamente, relacionado ao pré-candidato Lula. A última das histórias que voltou a circular por aí aponta para um suposto vídeo que iria passar em dezenas de televisões na Europa e Estados Unidos.

O vídeo em questão (que não será exibido aqui) tem dois títulos. Um é Lula o Maior Ladrão da História do Brasil. Outro é Corrupção em Vertigem. A filmagem não passa de um amontoado de acusações contra o petista e um amontoado de elogios para o governo de Jair Bolsonaro. Leia o texto que circula online e a o início da transcrição do vídeo (traduzido automaticamente da narração em inglês):

Mensagem: Bom dia! Vai ao ar hoje em dezenas de televisões da Europa e USA. Compartilhe o máximo pra atingirmos 210 milhões de brasileiros! LULA, THE GREATEST THIEF IN THE HISTORY OF BRAZIL ( Lula o maior ladrão da história do Brasil ). THE EDGE OF CORRUPTION. CORRUPÇÃO EM VERTIGEM.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Transcrição automática: no Brasil a democracia está forte, mas a corrupção está em vertigem. Depois de ser controlado pelo maior corrupto mentiroso na história do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e sua gangue de bandidos, hoje o Brasil é governado pelo democratático, honesto, humilde e corajoso Jair Bolsonaro com ministros militares e técnicos e o apoio e suporte dos bons cidadãos. […]

Filme Lula o Maior Ladrão da História do Brasil (Corrupção em Vertigem) vai ao ar em TVs da Europa e EUA?

O vídeo, possivelmente pelo alarde da mensagem que o acompanha, se espalhou com todas as forças na internet. Só que, ao contrário do que sugere a mensagem em questão, ele não vai passar em “TVs da Europa e EUA hoje”.

Antes de falar do ponto central, a suposta circulação do vídeo, vamos falar sobre o conteúdo em si. Ele é repleto de informações enviesas e falsas sobre o atual governo atual. Pelo tom e pelo título, foi criado como um contraponto ao filme Democracia em Vertigem, da diretora Petra Costa.

Ao falar que a democracia do Brasil está forte e a corrupção em vertigem, o vídeo ignora que militantes de Bolsonaro vivem tentando plantar um golpe e ações antidemocráticas como o fechamento do STF. Também ignoram que familiares do próprio presidente são investigados por denúncias de corrupção.

O vídeo também atribui o lucro da Petrobras a Bolsonaro (quando, na realidade, tem mais a ver com a política de preços que, inclusive, está encarecendo os combustíveis e é alvo da fúria do próprio presidente), falseia dados sobre a BR-163 (que foram desmentidos aqui), sobre as obras no Rio São Francisco, distorce dados sobre obras do exterior e o BNDES (desmentidos aqui) e alardeia informações sobre condenações de Lula e escolas brasileiras.

No saldo, o vídeo tem mais informações falsas do que verdadeiras. Mas a coisa não para por aí. Também não é verdade que a tal obra vai passar em canais de TV na Europa e nos Estados Unidos. Além de a tese não ter lógica (quem iria passar um vídeo com tantas baboseiras?), o tal anúncio só existe em um lugar: nas mensagens em grupos bolsonaristas.

Resumindo: além de o vídeo com o título Lula o Maior Ladrão da História do Brasil (Corrupção em Vertigem) estar cheio de informações erradas, ele não vai ao ar hoje em diversas TVs na Europa e nos EUA. O vídeo não está na grade de canal algum e não passa de um amontado de informações distorcidas e propaganda política.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: