Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Filho de Janot que mora em Portugal grava vídeo ameaçando Gilmar Mendes #boato

Filho de Janot que mora em Portugal grava vídeo ameaçando Gilmar Mendes #boato

Filho do Janot que mora em Portugal grava vídeo ameaçando Gilmar Mendes

Boato – Depois que o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot declarou que quase matou Gilmar Mendes, o filho dele que mora em Portugal fez um vídeo ameaçando ministro do STF.

A entrevista dada pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot em que declarou que esteve prestes a matar o ministro do STF Gilmar Mendes ainda está dando o que falar. Mais do que isso: tem gerado algumas notícias falsas por aí.

A última delas dá conta de que o filho de Rodrigo Janot fez uma ameaça direta ao ministro do STF. O rapaz, que moraria em Portugal, teria dito que “iria caçar Gilmar Mendes em Lisboa para dar um tapa na cara”. Na filmagem, ele diz que o ministro é um “rato, b…, um filho da p… e desgraçado”. Vamos poupar você do vídeo, mas leia as mensagens que circularam por aí:

Vídeo 1: A chapa tá esquentando para o STF, intervenção militar constitucional já Eu apoio. Parece que o filho do Janot que mora em Portugal tá um pouco chateado com o Gilmar Mendes. Vejam. Vídeo 2: FILHO DO JANOT TÁ BRABO COM GILMAR MENDES!!!

Filho de Janot que mora em Portugal gravou vídeo ameaçando Gilmar Mendes?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O que não tem faltado é gente espantada com a tal história. Mas será mesmo que o “filho do Janot” fez a tal gravação e será que ela foi motivada pelas declarações do ex-PGR? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem, por si só, já causa estranheza. Isso porque ela tem algumas das principais características de boatos online: é vaga, alarmista, com erros de português e não cita nenhuma fonte confiável. Apenas “joga” o vídeo e aponta para o parentesco.

Não é preciso nem dizer que essa história de “filho/filha” de fulano sendo identificado erroneamente já é uma constante em boatos online. Só relacionada aos “Lulinhas” tem duas (essa e essa). Mas também tem identificação falsa relacionada a um filho de Bolsonaro.

Já desconfiados, fomos atrás de mais informações e descobrimos duas coisas: 1) Vídeo não foi gravado após a declaração de Janot. 2) O sujeito que ameaça Gilmar Mendes não é o filho de Rodrigo Janot.

Ao fazermos uma busca reversa na internet nos deparamos com a versão completa do vídeo. Nela, o sujeito se identifica como Marcos e diz que é ex-soldado. Antes de dar o “recado” para Gilmar Mendes, ele critica os militares que “prestam continência para corrupto”. Esse vídeo tem uma versão “estendida” publicada em 15 de agosto de 2018. Nela não há nenhuma referência a Janot.

Nem precisava de tudo isso. Isso porque Rodrigo Janot não só não só não tem nenhum filho chamado Marcos como também não tem filhos homens. Ele tem apenas uma filha, chamada Letícia.

Resumindo: a história que aponta que o filho de Rodrigo Janot gravou um vídeo ameaçando Gilmar Mendes é falsa. O vídeo é antigo e o “Marcos” não é filho do ex-procurador-geral de República.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.