Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Filho do dono da água sanitária Dragão xinga nordestinos em vídeo #boato

Filho do dono da água sanitária Dragão xinga nordestinos em vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra o filho do dono da água sanitária Dragão falando que, depois das eleições, Bolsonaro não vai suportar “o pessoal do Norte e Nordeste” e vai “excluir do grupo”.

O ano é novo, o governo é novo, mas parece que as redes sociais ainda vivem o clima das eleições do ano passado. E um dos temas mais discutidos é justamente o pano de fundo para a história de hoje: a divisão do Brasil entre “Sul e Norte”.

A última história que veio colocar fogo na discussão dá conta de que o filho do dono da empresa Dragão, que produz água sanitária, gravou um vídeo falando mal das pessoas das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Ele diz que “Bolsonaro vai excluir os nordestinos do grupo”. Vamos poupar vocês da filmagem (são comentários, no mínimo, infelizes). Porém, leia transcrição do trecho do vídeo em que ele fala mal dos nordestinos e nortistas:

Fala galera. Beleza? Tranquilo? Eu queria só dizer o seguinte galera. Agora que o Bolsonaro ganhou (FDP), graças a Deus, ele vai excluir os nordestinos do grupo. Ele acabou de me mandar um WhatsApp pessoalmente. Ele falou que é o seguinte: agora é faca na caveira. A gente não vai mais suportar esse pessoal do Acre, de Roraima. Esse pessoal do Norte.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vou falar… essa galera do Nordeste tem que parar de gastar o dinheiro que o Sudeste produz, p… exatamente, a gente tá cansado de produzir e essa mula… aí vai, não sei o quê, não tem água. Aí, compra um jumento. Não sei o quê. […]

O vídeo é acompanhado da denúncia de quem seria o autor. É interessante frisar que a acusação contra o “dono da água sanitária Dragão” veio de “bolsonaristas” (indignados com o fato do sujeito “queimar o filme” de Bolsonaro) e de “anti-bolsonaristas” (querendo denunciar os fãs do presidente). Leia mensagem:

Filho do dono da água sanitária dragão @aguasanitariadragao, um babaca desse conversando merda… se depender de mim no compro mais nem uma garrafa e ainda vou fazer propaganda contra.. Babaca… Vamos todos Compartilhar e marcar… a empresa desse babaca..

Filho do dono da água sanitária Dragão falou mal dos nordestinos em vídeo?

A tal filmagem se espalhou muito no WhatsApp, Facebook, Instagram e afins e teve muita gente pregando o boicote à marca. Mas será mesmo que o sujeito que fala aquele bando de barbaridades é filho do dono da água sanitária Dragão? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Ao bater o olho na mensagem, já ficamos desconfiados. Ela segue aquele roteiro básico das fake news: é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Ao procurar sobre qualquer declaração dos proprietários da Dragão, nada encontramos.

Um segundo ponto levantou ainda mais as suspeitas. Os sujeitos do vídeo têm um sotaque de Minas Gerais (um dos rapazes veste até uma camiseta do Atlético). Porém, a marca Dragão pertence à empresa Interlândia, com sede (olha só!) em Pernambuco, Ceará e Alagoas. Mais uma busca e descobrimos que a empresa só atua nas regiões Norte e Nordeste (o que deixa o comentário mais estranho ainda).

Ao ligar para a Interlândia, falamos com Evyo Seve, gerente comercial da marca e neto do fundador da empresa (que existe desde 1948). Como imaginávamos, ele negou que qualquer pessoa do vídeo tenha alguma ligação com a Dragão. “A gente não faz ideia de quem são essas pessoas. Só vendemos para o Nordeste e alguma coisa para o Norte. Seria até ilógico falarmos de nós mesmos em um vídeo”, diz.

Evyo também disse que desde que a história se espalhou na internet, ele não fez outra coisa além de “atender ligações”. “Desde 8h da manhã só recebo ligações e tenho que ficar explicando que não é ninguém da Dragão no vídeo”, reclamou. Ele também disse que as páginas oficiais da empresa no Instagram e Facebook desmentiram o boato. Leia a nota oficial:

“Vimos esclarecer ao público, bem como aos nossos consumidores o nosso repúdio ao conteúdo veiculado no vídeo e nas mensagens que circulam nas redes sociais envolvendo o nome da marca DRAGÃO, caracterizando portanto #FAKENEWS.

Ressaltamos, contudo, que a DRAGÃO é uma empresa genuinamente NORDESTINA com muito orgulho, tendo fábricas nos estados de PERNAMBUCO, ALAGOAS E CEARÁ atuando há mais de 70 anos no mercado do Norte/Nordeste. Lembramos ainda que o compartilhamento de #FAKENEWS é crime, previsto em lei.”

Resumindo: a história que aponta que o filho do dono da água sanitária Dragão gravou um vídeo falando mal dos nordestinos é falsa. A pessoa que participa da filmagem (que provavelmente não deveria vazar como vazou) não tem nada a ver com a empresa de água sanitária. Não sabemos quem é (temos ideia, mas não certeza), mas já sabemos quem não é.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.