Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Filho de Lula diz que vai mandar botar fogo no Brasil #boato

Filho de Lula diz que vai mandar botar fogo no Brasil #boato

Boato – Se pai for preso, Luiz Cláudio da Silva, o filho de Lula disse que vai mandar botar fogo no Brasil. Luta patriótica deve acontecer, aponta Jair Bolsonaro.

Luiz Claudio Lula da Silva vai botar fogo no Brasil, diz boato
Luiz Claudio Lula da Silva vai botar fogo no Brasil, diz boato

É inegável que o cerco sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está se fechando. Desde o final de janeiro ele está sendo “oficialmente” investigado pelo Ministério Público por causa do um triplex na praia do Guarujá (SP). No meio desta história (que a Justiça deve dar conta de esclarecer e não a gente), outras histórias têm surgido na internet.

Uma delas dá conta de uma ameaça que o filho de Lula fez. Luiz Cláudio da Silva teria dito que se o pai fosse preso, tacaria fogo no Brasil. Leia duas versões da história que circula online:

O filho de Lula, Luiz Cláudio, usou as redes sociais neste Sábado, dia 30/01/2016 para ameaçar o povo brasileiro se a prisão de seu pai for decretada.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

” #FilhoDeLula usou as redes sociais neste sábado, dia 30/01/2016 para ameaçar o povo brasileiro se a prisão de seu pai for decretada. A prisão de Lula é uma questão de tempo, pois o TRIPLEX é só a ponta de um imenso ICEBERG de corrupção e lavagem de dinheiro em que Lula e sua família estão envolvidos. O que é vergonhoso é ver eles usarem tática de guerrilha e terrorismo para intimidar o povo brasileiro para continuarem impunes. Pois se o Brasil pegar fogo, o EXÉRCITO BRASILEIRO está aí para apagar. “

Outra versão, divulgada no site “Pensa Brasil”:

Bolsonaro alerta “Filho de LULA ameaça que se seu pai for preso vai tacar fogo no Brasil”. LUIS CLÁUDIO DA SILVA (filho do Lula): “TENTATIVA DE PRENDER LULA TOCARÁ FOGO NO PAÍS”. Entendo isso não ser apenas uma AMEAÇA, mas sim como uma POSSIBILIDADE. Hoje a esquerda está muito melhor preparada que no período entre 1964 e 1985, onde sequestravam, matavam, roubavam, impunham atos terroristas, … não por DEMOCRACIA, mas pela DITADURA DO PROLETARIADO.  Dezenas de milhares de estrangeiros ocupam o nosso solo. Dilma toma decisões de Estado, dentro do PALÁCIO DO PLANALTO, ouvindo AGENTES CUBANOS e VENEZUELANOS… “PREPAREM-SE PARA A LUTA PATRIÓTICA”.

Como vocês viram na terceira versão do texto, o autor usa uma postagem do deputado Jair Bolsonaro sobre a ameaça do filho do Lula. Mas será mesmo verdade que o filho de Lula ameaçou incendiar o Brasil. Vamos aos fatos.

Primeiramente, vamos desmentir o mais elementar. O Filho de Lula não falou que ia botar fogo no país. A montagem utilizada na primeira história é a mesma que foi usada no caso da “briga” que ele teria tido no Cirque du Soleil (relembre este boato aqui).

O que aconteceu foi o seguinte: um “blogueiro progressista” (aqueles que apoiam Lula) publicou um texto (no Blog da Cidadania) dizendo que a prisão do ex-presidente “tacaria fogo no país”. Luiz Cláudio compartilhou a postagem (que havia sido replicada no site Brasil 247) e o print foi usado por Bolsonaro.

Agora vamos à segunda parte. O que acontece se Lula for preso? Em termos práticos, na sua vida, nada. Vamos ser sinceros. Ele não está no poder, a prisão dele não mudaria em nada o governo (talvez enfraquecesse Dilma, talvez não). O que aconteceria seria um abalo da figura do ex-presidente. E claro, muitas reclamações dos simpatizantes.

Vale lembrar que estamos falando “se” ele for preso. Afinal, as investigações estão no começo e nada que possa botar ele na cadeia de fato foi provado (ou divulgado). Vale aguardar.

Sendo assim, tudo que Bolsonaro falou sobre “DITADURA DO PROLETARIADO, LUTA PATRIÓTICA ETC” é só mais uma das desinformações que ele posta (lembram da história da cartilha do sexo do Mec?”.

Resumindo: filho de Lula não mandou botar fogo no país, caso Lula seja preso não acontecerá luta patriótica e nem sabe-se de Lula vai ser condenado por alguma coisa já que as investigações estão só no começo.

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Michel Soares. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.