Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Filha de Dilma é dona da Havan, diz boato

Filha de Dilma é dona da Havan, diz boato

Boato – Paula Rousseff, filha da presidente Dilma, é a verdadeira dona da rede de lojas de departamento Havan.

Em tempos em que presidente da Câmara dos Deputados tem milhões em contas na Suíça e senador/líder do governo na Casa é preso por envolvimento direto no caso Lava Jato, é compreensível que as pessoas estejam mais suscetíveis a acreditar em qualquer história que resvale em personagens políticos.

Bem por isso (acreditamos) seja a razão das pessoas estarem compartilhando a história de que Paula Rousseff, filha da presidente Dilma, é a verdadeira dona por trás da rede de lojas Havan. Segundo a história que circula o Facebook e no Whatsapp, a ‘primeira-filha’ utiliza laranjas para lavar dinheiro através das lojas.

Vídeo afirma que Havan pertence a filha de Dilma Rousseff
Vídeo afirma que Havan pertence à filha de Dilma Rousseff

O vídeo feito por um homem e uma mulher, faz esta afirmação. Confira a transcrição:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

‘Mulher: Galera, boa noite.

Estão vendo o tamanho dessa loja aqui com a Estátua da Liberdade. Nós estamos aqui em Uberaba, nós já passamos por uma loja dessas em Uberaba, uma loja dessa lá em Luziânia, perto de Brasília. Essa loja é da filha da Dilma, a Paulinha. Eu fico impressionada como que os filhos de presidentes do Brasil ficam milionários e se tornam grandes empreendedores. E o mais interessante disso tudo, é a loja chamar Havan com uma Estátua da Liberdade do lado, quer chamar a gente de idiota. Estátua da Liberdade com um símbolo que lembra Cuba. É fora do normal né.

Homem: Aí galera, estamos aqui em Uberaba viajando pra casa e aí estamos dando esse presente pra vocês essa informação muito valiosa. E certamente daqui uns dias o pessoal vai tirar as estátuas da Liberdade da frente das lojas Havan.

Mulher: Olha pra onde está indo o seu dinheiro, ó meu amigo. Lavagem de dinheiro, simples assim!’

E é isso. Um minuto e meio de vídeo, feito por duas pessoas que dizem presentear as pessoas com essa informação. Espécie de Cavalo de Tróia esse presente, uma vez que a história é falsa e a informação fajuta. As lojas Havan não pertencem a Paula Rousseff (que já foi  relacionada à outra balela sobre empresas). As 93 unidades presentes em 14 estados brasileiros são de um único dono, Luciano Hang. O perfil e histórico do empresário vocês podem ler aqui.

Além disso, o nome da rede – Havan – não tem nada a ver com a capital de Cuba, Havana, viagem total essa parte também. O nome é na verdade uma junção dos sócios fundadores, HAng e VANderlei. E a Estátua da Liberdade na frente das lojas é uma jogada de marketing assumida pela própria empresa.

Tanto é mentira e tanto incômodo tem causado que a própria Havan se manifestou sobre o vídeo em questão. Inclusive, não é a primeira vez que a loja de departamentos vem a público desmentir boatos do tipo. Em junho, a empresa também se manifestou contra outra versão dessa balela, segundo a qual se afirmava que a rede de lojas pertencia a outro primogênito – o filho do ex-presidente Lula.

Pois bem, recapitulando, tudo conversa fiada. Não há uma prova sequer (e a Havan até lançou o desafio aos boateiros de plantão) de que as lojas pertencem a Paula Rousseff. As motivações para esse vídeo ter sido criado? Não sabemos, mas a causa de acreditar em histórias fajutas nós conhecemos bem – preguiça de procurar por informação verdadeira.

 PS: Esse artigo foi uma sugestão do nosso leitor Ivo. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.