Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Filha da Maria do Rosário (Fernanda Minazzi) convoca para maconhaço e faz vídeo defendendo traficante #boato

Filha da Maria do Rosário (Fernanda Minazzi) convoca para maconhaço e faz vídeo defendendo traficante #boato

Filha da Maria do Rosário Fernanda Minazzi convoca para maconhaço e faz vídeo defendendo traficante, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Fernanda Minazzi, que gravou vídeos convocando para o “maconhaço a favor de Lula” e dizendo que “salvaria o traficante”, é filha da deputada federal Maria do Rosário.

Muito do que tem circulado em termos de desinformação na internet nada mais é do que fake news que já circularam e foram desmentidas por ai (o que denota que o problema está mais na falta de interesse em checar do que na falta de checagem). É o caso da história de hoje, que junta duas notícias falsas já desmentidas aqui no Boatos.org.

De acordo com textos que acompanham um vídeo de uma jovem que se identifica como Fernanda Minazzi, a garota seria filha da deputada federal Maria do Rosário. No primeiro vídeo, a garota convoca para o que seria um “maconhaço a favor de Lula”. No segundo, ela diz que, entre salvar um policial e um traficante, salvaria o segundo.

“Precisamos salvar nossos filhos e netos ! Quem não viu veja e compartilhe. Não podemos deixar isso influenciar nossos jovens. Salvem o país! Filha da Maria do Rosário”, diz a mensagem que circula online. Leia a transcrição do vídeo e o assista:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Transcrição 1: Olá flores. Aqui é Fernanda Minazzi e eu queria fazer um convite muito especial para todos vocês compareceram nosso segundo maconhaço em favor do nosso pai, o Lula, em favor da democracia. Nós vamos aplaudir o pôr do sol e fumar um cigarro especial em favor do Lula, que é esse herói, esse herói negro e nordestino que tá sofrendo preconceito, que tá sofrendo perseguição, mas nós não vamos deixar mesmo que a gente tenha que pegar em baseados nós vamos continuar lutando pelo nosso paizinho.

Transcrição 2: Oi gente aqui é Fernanda Minazzi e eu só tô fazendo esse vídeo para dizer que eu também salvaria o traficante porque assim sinceramente o que o policial faz além de bater nas pessoas? As pessoas, assim, que só porque elas são negres elas apanham do PM então eu deixo aqui o meu vídeo de apoio a Fátima Bernardes que, sim, eu também só salvaria o traficante e não só por ele ser traficante, mas muita gente não sabe mas o traficante e outras pessoas assim, tipo aviãozinho etc, que tem essas profissões são as pessoas, motoboy de entrega de maconha também, são as pessoas que são ícones da nossa educação superior no Brasil. O que sinceramente eles ajudam muito mais estudantes do que qualquer professor. Não que eu esteje desprezando os meus professores mas, assim, tem muita prova que eu passei que se não fosse a calma que a profissão do traficante traz para mim eu não teria passado. Então, é isso. Fica o meu apoio e beijos.

Filha da Maria do Rosário (Fernanda Minazzi) convoca para maconhaço e faz vídeo defendendo traficante?

O vídeo, em pleno 2022, voltou a se espalhar com força na internet. Só que, como falamos lá no início do texto, as histórias não só são falsas como foram desmentidas (em versões separadas) aqui no Boatos.org em 2019. Você pode ler os textos por completo aqui e aqui. Mas como os desmentidos de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos:

É claro que quando vimos a mensagem (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis), ficamos desconfiados da história. A desconfiança só aumentou ao descobrirmos que não há qualquer fonte confiável que ateste a informação. Aí bastou olhar o vídeo com mais atenção e matamos a charada.

A menina que grava o vídeo se apresenta como Fernanda Minazzi. Sacou? Fernanda Minazzi ou Fê Minazzi para os íntimos. Se você ainda não entendeu, saiba que Feminazzi é o “apelido carinhoso” dado pelos críticos às participantes do movimento feminista. Ou seja, havia grandes chances da tal Fernanda Minazzi ser uma personagem.

A nossa tese se concretizou com uma busca no Google. A tal garota do vídeo é uma personagem que tem até página no Facebook.. Há diversos outros vídeos da Fernanda Minazzi por ai. Por sinal, ela mesmo desmentiu a informação, mas, claro, aproveitou para dar uma ironizada na situação:

Muitas pessxas estão postando meus vídeos com uma informações falses!!! Então vim aqui afrodecer essa situasão: Eu não sou filha da Maria do Rosários! Em boras eu a veje como uma mães espiritual pra mim!

Só com isso, a gente poderia encerrar o caso. Mas há mais “três coisinhas” que gostaríamos de falar. A primeira delas é que, depois da primeira publicação do Boatos.org, a própria Maria do Rosário publicou o desmentido. Leia:

ATENÇÃO! AJUDE A DIVULGAR! Ta rolando pelas redes, zap, fb, etc, vídeo CRIMINOSO supostamente mostrando ‘filha da @mariadorosario’ em que ela estaria defendendo traficantes e criticando a Polícia. É FALSO! Já desmentido pelo @Boatosorg Mais um crime contra a gente. Ñ é ela nesse vídeo postado. Mas é crime também contra essa menina no vídeo e imagem abaixo. Ñ sei quem é. Se souberem, a ajudem por favor. Pra desespero de nossos detratores minha família tá ótima, maravilhosa, saudável, unida e na luta!

A segunda “coisinha” é que, quando desmentiu o boato do “vídeo do traficante”, o site Aos Fatos revelou a identidade da atriz que interpreta Fernanda Minazzi. O nome dela é Rafaela Gappo (tínhamos a desconfiança, mas não a certeza). Vale dizer que Gappo é citada como a “Fê Minazzi” por Olavo de Carvalho neste post e nesta matéria sobre o filósofo na Revista Piauí.

A terceira coisinha é que, ao buscar sobre qualquer evento com o nome de Maconhaço pela Democracia Petista, nada encontramos. Há anos, eventos como a Marcha da Maconha são realizados. Porém, nenhum deles está ligado a um partido.

Voltando a 2022. Depois que a história falsa voltou a circular online, a própria Maria do Rosário reforçou o desmentido. No Twitter, ela fez as seguintes publicações sobre o assunto:

Novamente tá rolando nas redes um vídeo com a fake news de uma menina apresentada como minha filha. Aquele vídeo é mentiroso e isto não é um acaso. É injusto q p/ me atacar, usem minha família. Compartilhe a verdade e contribua p/ desmontar o gabinete do ódio e derrotar mentiras!

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Fernanda Minazzi, que convocou para um maconhaço a favor de Lula e gravou um vídeo defendendo traficante, é filha de Maria do Rosário. Trata-se de uma fake news que circula há anos e já foi desmentida aqui no Boatos.org outrora.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso