Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ficha de terrorista de Dilma Rousseff (e de José Serra) vaza na internet #boato

Ficha de terrorista de Dilma Rousseff (e de José Serra) vaza na internet #boato

Boato – Imagens mostram a ficha criminal de Dilma Rousseff e a ficha de José Serra. Ambos são tratados como terroristas nos documentos.

As eleições de 2018 têm tudo para serem marcadas como as eleições de “combate às fake news”. Porém, se engana quem acha que os boatos na internet “brotaram” no pleito mais recente. A prova está na história de hoje, que é uma notícia falsa criada nas eleições de 2010 e que está voltando a circular online: a divulgação da ficha criminal de terrorista de Dilma Rousseff e José Serra.

As imagens mostram o que seriam arquivos da ex-presidente e do ex-governador de São Paulo. Os dois são tratados como terroristas e teriam uma extensa lista de crimes. A única diferença entre os dois casos é o status: Dilma aparecia como capturada. Serra aparecia como procurado.

Como dito antes, as imagens circularam com força durante as eleições presidenciais de 2010 (na qual os Dilma e Serra chegaram ao 2º Turno). Elas voltaram a circular em 2014 (também nas eleições) e, devido a candidatura de Dilma para o Senado em Minas Gerais, voltou a ser compartilhada em 2018. Em alguns casos, apenas a imagem de Dilma é compartilhada. Em outros (principalmente no WhatsApp), a ficha de Serra “vem de bônus”. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Faça um favor para MG e para o Brasil enviando a ficha corrida de terrorista da Dilma, para pelo menos 3 mineiros, pois, se eleita senadora por MG como deseja, ela passará a ter foro privilegiado por 8 anos, impossibilitando sua prisão pelo Moro…além disso passará a ganhar quase 34 mil reais por mês, somando á pequena fortuna que já ganha como ex-presidente,o que é um absurdo para a incompetência que já demonstrou, acabando com o país!!! Acorda Minas Gerais!!!

Ficha de terrorista de Dilma Rousseff e de Serra vazaram na internet?

Caramba! É uma coincidência muito grande que as tais fichas criminais de terroristas de Serra e de Dilma vazem apenas no período eleitoral. Diria mais: além de ser uma “incrível coincidência”, as fichas são falsas. Para vocês entenderem tudo, vamos aos fatos.

A mensagem que está circulando em 2018 e as imagens já denunciam que há alguma coisa errada. Primeiro, a mensagem tem as principais características de boatos na internet: vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis. Por sinal, não há nenhuma fonte confiável que endosse a veracidade das fichas criminais (até existia, mas foi corrigida. Segura aí que a gente já explica).

Segundo: a ficha é tão tosca que mostra as fotos dos dois da época de um pouco antes das eleições (a da Dilma chega a ser colorida) de 2010 e mostra a impressão digital de Dilma e Serra como idênticas. Que coincidência incrível os dois candidatos à Presidência da República de 2010 terem digitais idênticas, não?

Terceiro ponto: em 2014 o Boatos.org já desmentiu o boato. À época, citamos que a Folha de S. Paulo chegou a publicar outra versão da ficha (a única diferença era a imagem de Dilma, de fato mais antiga), mas se corrigiu imediatamente. Leia trechos do que escrevemos à época no link abaixo ou no texto em azul:

Ficha criminal que aponta Dilma como terrorista é falsa

A ficha criminal foi reproduzida pela Folha de São Paulo, em 2009 e, logo depois, a imagem foi desmentida e reconhecida como falha pelo próprio veículo, com um artigo com o título “Autenticidade de ficha de Dilma não é provada”, divulgado no dia 25 de abril de 2009, época em que ela ainda era ministra da Casa Civil.

O veículo admitiu que recebeu a imagem por e-mail e veiculou no jornal a ficha datilografada em papel em tom amarelo, na íntegra, na página A10 e em parte na Primeira Página, com o título ‘Grupo de Dilma planejou sequestro de Delfim Netto’.

O artigo ainda explica que o foco da reportagem não era a ficha, mas sim o plano de sequestro em 1969 do então ministro Delfim Netto (Fazenda) pela VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares), organização guerrilheira à qual a Dilma pertencia. […]

O texto de retratação da folha pode ser lido no link e ainda afirma que a imagem da ficha falsificada circulava na internet desde o dia 30 de novembro de 2008, através do site www.ternuma.com.br (‘terrorismo nunca mais’). O Observatório da Imprensa também divulgou, na época, uma análise sobre esse acontecimento.

Por fim, uma ressalva: apesar de as fichas criminais que apontam que Dilma e Serra são terroristas serem falsas, os dois passaram por problemas na época da Ditadura Militar. Dilma foi presa e torturada em 1970. Ela saiu da prisão em 1972. Serra chegou a ser condenado “por subversão” (ele era presidente da UNE), mas pediu exílio fora do país. De acordo com essa matéria, ele continuo sendo “monitorado” mesmo quando estava no exterior.

Resumindo: a história que aponta que as fichas criminais de terrorista de Dilma Rousseff e José Serra vazaram na internet é falsa. Trata-se de um boato velho que voltou a circular graças à candidatura da petista para o Senado em Minas Gerais.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164

https://www.boatos.org/politica/lista-fake-news-eleicoes-2018.html