Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > FHC e Temer estão ameaçando o Moro usando a Abin #boato

FHC e Temer estão ameaçando o Moro usando a Abin #boato

Boato – Temer e Fernando Henrique Cardoso estão utilizando os serviços da Abin para investigar e ameaçar o juiz Sergio Moro.

Faltam poucos dias para que o ano (difícil) de 2016 termine, mas ainda há tempo para muita água passar por debaixo da ponte. E de que ponte estamos falando? Claro que dessa estrutura capenga chamada política brasileira.

Boato modificado diz que FHC e Temer estão ameçando Moro através da Abin
Boato modificado diz que FHC e Temer estão ameçando Moro através da Abin

A analogia parece jogada, mas o que queremos dizer é que ainda tem tempo para muita coisa acontecer no cenário político nacional. Em um ano com impeachment, vários ministérios caindo, Cabral preso, Cunha preso, Calheiros réu (e etc), quase não impressiona saber que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o atual Michel Temer estão ameaçando o juiz Sergio Moro. Quase.

“Quase”, porque na verdade tem muita gente nervosa com essa história de que FHC e Temer estão ameaçando Moro. O recado tem sido passado via WhatsApp em tom de denúncia e indignação. Segundo a história, os estadistas utilizam a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para fazer o trabalho sujo. Confira:

URGENTE!! FHC  E TEMMER está ameaçando pessoalmente o Sergio Moro utilizando a ABIN. É isso mesmo, está utilizando a inteligência da presidência para investigar e ameaçar o Moro. O calo está apertando! A corda está apertando o pescoço e Ele sabe que Moro já tem um mandado de prisão pronto contra ele. Compartilhe com mais 5 pessoas e chegaremos a milhões e impediremos esse absurdo. PELO BRASIL!! PELO MORO!

FHC e Temer estão usando a Abin para ameaçar Sergio Moro?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Apesar dos compartilhamentos que essa história está ganhando, ela não procede. Toda essa conversa não passa de mais uma corrente falsa de WhatsApp, dessas com aquelas características batidas que sempre mencionamos: a) usa tom apelativo; b) não menciona a fonte da informação; e c) pede compartilhamentos.

Se não bastasse a corrente ter cara de mentira da internet, deve ser suficiente saber que essa história é descadaramente uma modificação de outra balela que percorreu as redes em março deste ano. As diferenças são que a “denúncia” foi repassada em um áudio na outra versão e a mandante por trás da Abin era Dilma Rousseff.

Dado o alcance que o boato sobre Dilma e a Abin ganhou, a própria Agência Brasileira de Inteligência emitiu nota para escancarar o despautério da acusação, o que chegou até a repercutir na mídia.

Sobre a versão atual, até o momento não apareceu nada na imprensa a respeito desse novo complô envolvendo FHC, Temer e Abin, assim como nada que colocasse Sergio Moro em foco de qualquer tipo de ação investigativa.

Quanto ao juiz estar com Temer na mira, também não há indícios na mídia de que isso esteja acontecendo. O fato mais recente que envolve indiretamente o presidente e o juiz da Lava Jato tem a ver com a defesa de Cunha que é acusado na investigação. Dá para saber de tudo nessa matéria do G1.

Já FHC foi convocado pela defesa de Lula no processo que acusa o petista pelo tríplex do Guarujá, o qual também é Moro quem está julgando. E é aí que termina qualquer relação entre o juiz e o ex-presidente.

Dito tudo isso, vale relembrar então que essa história toda de Temer e FHC usarem a Abin contra o Moro é balela. Modificaram minimamente uma história já desmentida até mesmo pelos envolvidos. Agora só cai nessa quem estiver desinformado (ou fizer questão de continuar errado mesmo).

PS: Esse artigo foi uma sugestão de vários leitores do WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.