Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Fernando Santa Cruz, pai do presidente da OAB, é flagrado com fuzil ao lado de José Dirceu #boato

Fernando Santa Cruz, pai do presidente da OAB, é flagrado com fuzil ao lado de José Dirceu #boato

Fernando Santa Cruz, pai do presidente da OAB, é flagrado com fuzil ao lado de José Dirceu, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto tirada na época da Ditadura mostra Fernando Santa Cruz, pai do presidente da OAB (Felipe Santa Cruz), ao lado de José Dirceu e portando um fuzil. Isso prova que ele é um terrorista.

Desde que o presidente Jair Bolsonaro declarou publicamente que Fernando Santa Cruz, pai de Felipe Santa Cruz (presidente da OAB), foi morto por “companheiros”, a internet foi inundada por manifestações. De um lado, protestos contra a fala do presidente chegam até a pedir o impeachment por causa da declaração. Do outro, militantes pró-Bolsonaro tentam “justificar a fala” do presidente. Em alguns casos, as justificativas estão rompendo os limites da realidade.

Ontem, o Boatos.org desmentiu a informação que apontava que um militante chamado Carlos Eugênio Paz havia admitido que matou Fernando Santa Cruz. Hoje, mais um boato sobre ele circula na internet. Desta vez, o “flagra” seria uma imagem do pai do presidente da OAB junto com José Dirceu. Mais do que isso, Fernando Santa Cruz estaria portando um fuzil na mão. Leia três versões da mensagem que circulou online:

Versão 1: Esse ao lado de José Dirceu, é Fernando Santa Cruz, pai do atual presidente da OAB Nacional. Versão 2: Alguém avisa o comunista presidente da OAB filho do terrorista morto pela própria organização por ser X9 que hoje existe internet para desmascarar mentiras esquerdopatas.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 3: Santa Cruz (pai do presidente da OAB) com fuzil e José Dirceu ao lado…ambos em ações terroristas! Esse Santa Cruz apuramos que era X9. No jargão policial, é o cara que entrega até a mãe, para ficar bem com a polícia. Por isso os companheiros dele, o mataram a pauladas Agora…..NEGA ISSO SEU MALDITO|!

Fernando Santa Cruz, pai do presidente da OAB, é flagrado com fuzil ao lado de José Dirceu?

Muita gente “encheu a boca” para bradar contra a OAB, Comissão da Verdade e tudo isso aí. Mas será mesmo que a mensagem mostra Fernando Santa Cruz, pai do presidente da OAB, com um fuzil nas mãos e ao lado de José Dirceu? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Antes de falar da história em si, vamos fazer uma análise da mensagem. Além de seguir um enredo já batido (desconstruir o pai do presidente da OAB após a declaração de Bolsonaro), ela é vaga (não explica, por exemplo, a situação da imagem), alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Só joga a foto e “seja o que Deus quiser”.

Desconfiados, resolvemos buscar por mais detalhes sobre Fernando Santa Cruz. De cara, percebemos que ele não se parece com o homem que está com o fuzil nas mãos na imagem. Como mostra essa foto, ele tinha a pele mais cara e não era tão magro.

Mais uma busca e descobrimos a real origem da foto. De fato, uma das pessoas é José Dirceu. Porém, a outra sequer é um militante contrário à ditadura. Na realidade, a pessoa da foto é um policial civil de São Paulo que prendeu Dirceu durante um congresso da Une. Esses links (Folha e UOL) mostram a imagem.

Em alguns casos, a pessoa é identificada como Herwin de Barros, que anos depois admitiu que foi perseguido no trabalho por, de acordo com ele, não seguir ordens da CIA para matar José Dirceu. Apesar da identificação e da semelhança da pessoa com Herwin, não podemos falar com certeza que o policial que acompanha Dirceu é ele.

Resumindo: a pessoa da imagem que viralizou na internet não é Fernando Santa Cruz, pai de Felipe Santa Cruz. Trata-se de um policial que prendeu José Dirceu durante o Congresso da UNE em 1968. Qualquer coisa diferente disso não passa de “balela”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.