Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, aparece em foto com Battisti #boato

Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, aparece em foto com Battisti #boato

Boato – O atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, tirou foto com o italiano Cesare Battisti.

A internet virou mesmo uma terra de ninguém, dizem. Em grupos e páginas com milhares de seguidores, histórias das mais absurdas aparecem em nome de preferências políticas. Da esquerda ou da direita, o fato é que, mesmo passadas as eleições, o clima parece que não ameniza, e as hostilidades sobram na web.

O que também não diminui é a quantidade de boatos. Notícias falsas sobre as figuras públicas continuam recorrentes e parece que há ninguém se perdoa. Nem ao presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Pois bem, diversos perfis e páginas na internet têm compartilhado uma foto que supostamente mostra Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, junto com Cesare Battisti, o italiano recém-extraditado que esteve exilado no Brasil durante o governo Lula.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Nos posts, mensagens de crítica a Felipe Santa Cruz são mescladas com ironia e indignação em montagens que juntam frases de efeito à tal foto. Confira algumas versões desses textos:

Versão 1: Militante petista, defensor do terrorista Battisti e que, provavelmente, tenha em sua sala de estar uma foto gigantesca de Lula, tem na ponta da língua o discurso petista. É contrário a Moro e a lava-jato e diz (sem nem mesmo ficar vermelho) que toda crise econômica do país é culpa das investigações, não da corrupção. Pois bem, esse é o novo presidente da OAB. Qual a credibilidade dessa instituição? 

Versão 2: Conheça quem é o Presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, que apoiou o terrorista Battisti, ficou do lado do adversário de Bolsonaro e é contra o “Pacote Anti-crime”, do Minístro da Justiça, Sérgio Moro. Versão 3: Advinhem quem é este no círculo paparicando Cesare Battisti (esses marmanjos perderam o senso do ridículo faz tempo). Versão 4: O Presidente da OAB – de camisa preta atrás – em apoio ao terrorista Battisti! Qual é mesmo o papel da OAB?

Felipe Santa Cruz, atual presidente da OAB, apareceu em foto com Battisti?

Realmente ninguém está livre de campanhas difamatórias na internet. Sejam pessoas desconhecidas (como já desvendamos dezenas de casos aqui) ou figuras públicas (idem) parece haver sempre espaço para mais uma balela colocando em cheque a reputação de alguém. Com Felipe Santa Cruz não é diferente. Mas, então não é verdade que o presidente da OAB aparece em uma foto com Battisti? Não é! Agora, vamos explicar os detalhes.

Primeiro, as mensagens. Sejam as legendas dos posts ou mesmo os textos na montagem, nenhuma delas faz real sentido e todos têm as características típicas de boatos. São partidárias, não mencionam fontes, algumas usam o sarcasmo para chamar a atenção do público além do tom alarmista, claro.

Depois, quando investigamos os pormenores dessa história fica mais do que claro de que ela tanto não é verdadeira, que seus criadores falharam em aspectos bem básicos, como o fato de que o homem que alegam ser Felipe Santa Cruz não é ele. Basta comparar fotos do presidente da OAB com o homem de preto junto a Battisti. Não é a mesma pessoa. A imagem é de 2009 e foi tirada quando um grupo de deputados e senadores foram visitar Battisti na prisão em Brasília.

Inclusive, na mesma data (exatamente o mesmo dia, 17/11/2009, Felipe Santa Cruz estava no Rio de Janeiro acompanhando a decisão sobre a nova presidência da OAB do estado, cuja chapa vencedora foi a dele. Estar em dois lugares ao mesmo tempo? A ciência ainda não conseguiu providenciar essa proeza.

Por fim, a OAB emitiu nota oficial afirmando que Felipe Santa Cruz não aparece na foto e que ele está sendo alvo de perfis fake e boots do Facebook em uma tentativa de difamá-lo. Confira:

Brasília – Circula pelas redes sociais uma foto falsa com a informação de que o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz estaria apoiando Cesare Battisti. Na imagem a pessoa apontada não é o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. É importante reiterar que o compartilhamento de notícia falsa pode ocasionar sanções penais aos responsáveis pela propagação das mentiras, cabendo, inclusive, a obrigação de indenizar as vítimas da difamação.

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, destaca que “o Marco Civil da Internet, de 2014, representou importante conquista, ao prever a retirada de conteúdo indevido da rede, pela via judicial. Não obstante, precisamos avançar mais, promovendo campanhas informativas e fortalecendo o jornalismo profissional”.

Resumindo, não é verdade que Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, tirou uma foto com Cesare Battisti em tom de camaradagem. Trata-se de outra pessoa, que a própria OAB especulou ser um dos filhos do Lula, mas por falta de confirmação, voltou atrás. O que se sabe é que não é Felipe Santa Cruz, portanto, #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.