Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Fazenda Nossa Senhora Aparecida em Barrolândia (TO) é do ex-presidente Lula #boato

Fazenda Nossa Senhora Aparecida em Barrolândia (TO) é do ex-presidente Lula #boato

Boato – Vídeo mostra placa na fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Barrolândia (TO), que prova que o ex-presidente Lula e a família são donos da fazenda.

Um dos tipos de boatos mais clássicos na internet é aquele que fala das “riquezas imensas” de pessoas públicas. Neste tipo de fake news, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos campeões. Já falamos de ilha, barco, Ferrari, avião e outros itens atribuídos a ele.

Desta vez, a história que circula online tem até “prova”. Um vídeo gravado em frente a uma placa com os dizeres “Fazenda Nossa Senhora Aparecida. Prop. Lula e Família. Barrolândia -TO” seria o “batom na cueca” para mostrar que o ex-presidente é dono do local.

O vídeo está sendo acompanhado, em seus compartilhamentos no Facebook e WhatsApp, da seguinte mensagem: “Ainda pedem contribuição na internet para ajudar pagar advogados do Lula, bicho burro é petralha”. Assista a filmagem e leia a transcrição do vídeo que fala da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Barrolândia (TO):

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Pessoal, estou aqui no estado do Tocantins, as margens da BR-153. Uma fazenda muito bonita. Imensa fazenda, invernadas extensas, BR-153, zero bala. Acostamento maravilhoso, tudo novo. Olha só: depois do acostamento de asfalto, tem o acostamento de cascalho zero bala. Tudo muito bonito. Uma fazenda que realmente chama a atenção, certo? Terra boa de cultura. Quanto a isso, tudo ok. Maravilha pura.

Nós paramos aqui para fazer um almocinho porque fica todo mundo pelejando pra vida e não tem dinheiro nem pra comer no restaurante. Então a gente carrega uma panelinha, faz uma (?) embaixo da chuvinha e cozinha um arroz puro com batatinha para gente jogar no estômago. Aí do outro lado, fui olhar para prestar atenção porque eu gosto muito de fazenda. Olha só, pasto muito bem formado, invernadas extensas, é uma fazenda que realmente chama a atenção.

Do outro lado aqui ó, eu fui ler, tem uma placa aqui. Vou deixar vocês só verem um pouquinho. Do outro lado, vou erguer o celular pra vocês verem, tem uma mantinha de gado, bonito aí. Mas eu gostaria que vocês prestassem atenção nessa placa. Olha só! Leiam direito. Aí eu fiquei indignado. Será de quem que é? Será que é do tratador de elefante mesmo? Será que é do larápio.

Fazenda Nossa Senhora Aparecida em Barrolândia (TO) é do ex-presidente Lula?

Desta vez, não tem argumento. O vídeo mostra claramente que a fazenda Nossa Senhora Aparecida é de “Lula e Família”. Mas será mesmo que a propriedade é mesmo do ex-presidente? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Assim que o vídeo começou a circular na internet, ficamos ressabiados. Apesar de a placa ser bem clara em relação ao “Lula e Família”, a gente ainda não tinha certeza de que “Lula” estávamos falando.

Imagine só. Se o ex-presidente fosse suspeito de ter uma “propriedade”, será que a Justiça já não estaria em cima para saber mais detalhes (como o que aconteceu com o triplex no Guarujá ou com o sítio em Atibaia)? Com base nisso, resolvemos buscar mais detalhes e a verdade não demorou a vir.

O jornal local Gazeta do Cerrado, que cobre notícias na região, apontou que o “Lula” dono da fazenda é Luís Carlos da Silva. A matéria aponta que o próprio Luís Carlos disse que a ação é uma irresponsabilidade e que tem recebido insultos pelas redes sociais.

Ao buscar mais detalhes sobre a fazenda e sobre o dono, descobrimos que o local sedia anualmente um festejo no dia de Nossa Senhora Aparecida. Em 2017, a TV Anhanguera (filial da Globo em Tocantins) fez uma matéria no local. Em 2014, o dono da fazenda recebeu a santa vinda de São Paulo. Em nenhum dos dois casos o ex-presidente Lula foi citado.

Resumindo: a fazenda Nossa Senhora Aparecida de Barrolândia é, de fato, de Lula. Porém, o proprietário não é o ex-presidente e sim um devoto da santa que, agora, está tendo problemas por causa de uma fake news.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.