Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Família de Ciro Gomes é dona de 77 empresas de carros-pipa no Ceará #boato

Família de Ciro Gomes é dona de 77 empresas de carros-pipa no Ceará #boato

Família de Ciro Gomes é dona de 77 empresas de carros-pipa no Ceará, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A família de Ciro Gomes é dona de 77 empresas de carros-pipa no Ceará. Por isso, o PT não quis concluir antes a transposição do rio São Francisco, que vai levar água gratuita para o estado e falir essas empresas.

Após a inauguração de mais um trecho das obras de transposição do rio São Francisco, na última sexta-feira (26/06), o assunto ainda está dando o que falar nas redes sociais em um debate sobre quem fez ou deixou de fazer (“PT ou Bolsonaro”) a construção da maior obra hídrica do Brasil.

A resposta para o questionamento ainda está longe de chegar em um consenso, mas o fato é que, ainda na esteira dos fakes que surgiram online, uma história que começou a circular recentemente dá conta de que a família de Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, seria dona de 77 empresas de carros-pipa no estado e que, por este motivo, o Partido dos Trabalhadores (PT) não teria concluído antes as obras do projeto, na gestão de Lula ou Dilma Rousseff. Confira, a seguir, as versões do texto original que estão rodando online:

Confira o desmentido em vídeo

Versão 1: Com a chegada das águas do Rio São Francisco a família do Ciro Gomes vai ficar sem frete para 1.500 carros pipas. Versão 2: 77 empresas de carros pipa no Ceará deverão falir, todas da família Gomes. Entenderam pq o pt não concluia a obra?? Versão 3: No Ceará 549 empresas de “pipas d’água” irão quebrar com a chegada da água gratuita, sendo 77 empresas da família Gomes. Versão 4: Família do Ciro Gomes tinham 77 empresas de carro pipa no Ceará, por isso não tinham interesse na inauguração da transposição.

Família de Ciro Gomes é dona de 77 empresas de carros-pipa no Ceará?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A publicação viralizou rapidamente, sendo compartilhada principalmente por internautas pró-governo Bolsonaro. Mas será mesmo que a família de Ciro Gomes é dona de 77 empresas de carros-pipa no Ceará? A resposta é não! E o porquê você confere a seguir.

Para começar, as versões da mensagem que estão circulando na internet carregam todas as características de fake news: são vagas (não fornecem mais informações que possam comprovar que a família de Ciro é dona das empresas e quais são elas), alarmistas (têm o intuito de acirrar o debate sobre quem fez ou não as obras de transposição do rio São Francisco), possuem erros de português e não citam fontes confiáveis que confirmem o que está sendo dito.

Em segundo lugar, não é de agora que surgem boatos envolvendo Ciro Gomes e textos “soltos” como esse. Inclusive, aqui no Boatos.org, nós já desmentimos alguns deles, como o que dizia que o ex-governador do Ceará teria batido na atriz Patrícia Pillar quando ela era a sua esposa; outra história de que uma entrevista dele no Bom Dia Brasil teria sido censurada pela Globo; e, ainda, outro fake mais antigo, da época das últimas eleições, de que Ciro Gomes teria falado que iria votar em Bolsonaro para presidente.

Além disso, a acusação seria forte, uma vez que ele e familiares já exerceram cargos de gestores do estado do Ceará. No entanto, não é apresentada nenhuma prova e tampouco há qualquer referência pregressa a essas “empresas” da família.

Mais que isso, temos que concordar que não há muita lógica em um dono ter “77 empresas” de um mesmo setor. Ora, não seria mais simples ter uma única empresa com marca forte no ramo? Também não tem muita lógica relacionar Ciro Gomes ao PT. Além de não ser do partido, ele, inclusive, é crítico a algumas ações do PT.

Por fim, ao buscarmos sobre como eram realizadas as operações de carros-pipa nos municípios cearenses mais carentes, descobrimos que a grande maioria era mantida pelo poder público, o que quer dizer que eram feitas pelo próprio governo do estado, a partir do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que, em setembro de 2019, por exemplo, forneceu 405 carros-pipa para circular em 54 municípios cearenses, atendendo 169.892 pessoas; ou pelo governo federal, com a ajuda do Exército Brasileiro, na chamada Operação Carro-Pipa.

Resumindo: A publicação que dá conta de que a família de Ciro Gomes é dona de 77 empresas de carros-pipa no Ceará não é verdadeira. A história brotou do nada, sem fornecer provas ou histórico de que a informação seja verdadeira, além do fato de o fornecimento de água no estado ser feito pelo poder público, e não por empresas privadas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2M3r9Bt