Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Falso enfermeiro filiado ao PCdoB é preso em hospital onde Bolsonaro está internado #boato

Falso enfermeiro filiado ao PCdoB é preso em hospital onde Bolsonaro está internado #boato

Boato – A Polícia Civil de São Paulo acabou de prender um falso enfermeiro no hospital onde o presidente Jair Bolsonaro está internado. Joilton Batista Silverio é filiado ao PCdoB.

Desde quando o presidente Jair Bolsonaro teve que ser internado devido a complicações no intestino e um soluço que persistia há alguns dias, teorias da conspiração se espalharam na internet. E, depois de desmentirmos a informação falsa que apontava que Bolsonaro havia sido envenenado, surgiu uma história “daquelas” na internet.

Um texto aponta que um falso enfermeiro chamado Joilton Batista Silverio havia acabado de ser preso pela Polícia Civil de São Paulo nas dependências do hospital Vila Nova Star, em que o presidente está internado. A mensagem aponta ainda que o suspeito já tem passagem pela polícia por homicídio e que é filiado ao PCdoB.

Junto à mensagem, que obviamente sugere que “a esquerda” está tentando matar Bolsonaro, há a foto do suposto sujeito que teria sido preso. Leia a mensagem que está circulando online (principalmente no WhatsApp):

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Policia Civil de SP acaba de prender um falso enfermeiro dentro das dependencias do Vila Nova Star onde o Presidente Jair Bolsonaro está internado. Joilton Batista Silverio foi detido pela segurança do hospital já dentro no andar onde Bolsonaro se recupera da obstrução intestinal. Ele tem passagem na policia por tentativa de homicidio e é filiado ao PCdoB.

Falso enfermeiro filiado ao PCdoB foi preso em hospital onde Bolsonaro está internado?

Não demorou muito para a informação se espalhar com tudo e levantar a bola de que estão tentando matar o presidente. Só que a história da prisão é tão falsa quanto a tese de que partidos de esquerda querem matar Bolsonaro.

A mensagem, por si só, já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Ela tem características de fake news como ser alarmista (muito, por sinal) e com erros de português. Além disso (como já destacamos), não é a primeira notícia falsa que fala sobre tentativa de assassinato de Bolsonaro nos últimos dias.

As desconfianças se tornaram certeza quando fomos buscar mais detalhes sobre o assunto. O primeiro ponto que denota a farsa está na ausência da história em fontes confiáveis. O causo “mirabolante” só aparece em grupos no WhatsApp ou páginas que não se preocupam muito em checar informações. Não há nada na mídia ou mesmo em fontes oficiais.

Ao buscar pelo o nome de Joilton Batista Silverio na internet, só achamos a menção a essa mesma história. Não há nada sobre filiação ao PCdoB, antecedentes criminais ou qualquer outra coisa do tipo. Simplesmente, o sujeito não existe.

Por fim, a foto do enfermeiro. Ela nada tem a ver com o caso da internação de Bolsonaro ou sequer é de São Paulo. Na realidade, a foto é de um falso técnico de enfermagem que foi preso em abril deste ano no Hospital Platão Araújo, em Manaus. A foto é de autoria da polícia do Amazonas.

Resumindo: a história que aponta que um falso enfermeiro foi preso nas dependências do hospital Vila Nova Star em São Paulo, onde está internado o presidente Jair Bolsonaro, é falsa. Não passa de uma notícia falsa que brotou em redes sociais e que usa a imagem de um caso que nada tem a ver com política.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: