Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Fábio Luís, filho de Lula, é o novo embaixador do Brasil na Rússia #boato

Fábio Luís, filho de Lula, é o novo embaixador do Brasil na Rússia #boato

Boato – Fábio Luís Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, foi nomeado como embaixador do Brasil na Rússia. Comenta-se que isso foi feito para ele fugir das investigações da Lava-Jato.

Você que visita o Boatos.org quase que diariamente sabe que frequentemente a gente acaba dedicando a nossa pauta para desmentir boatos sobre uma pessoa em especial: Fábio Luís Lula da Silva ou Lulinha ou, ainda, filho do Lula. Ao contrário do que dizem por aí, não fazemos isso por causa do “dinheiro” que recebemos ou porque “somos petralhas”. A gente desmente essa boataria por um simples motivo: o cara é personagem em muitos, muitos boatos online.

Fábio Luís da Silva é o novo embaixador do Brasil na Rússia
Fábio Luís da Silva é o novo embaixador do Brasil na Rússia

A história de hoje aponta que o “dono da Friboi” conseguiu cavar uma vaguinha como embaixador da Rússia. De acordo com o texto que circula online (um print do site veja.org.com.br), isso foi feito para que ele fuja das investigações da Operação Lava-Jato. Leia:

Fábio Luís Lula da Silva nomeado como novo embaixador do Brasil na Rússia: Aprovado em seção praticamente secreta e em uma sexta-feira as 2 da manhã, no Congresso Nacional, o nome de Fábio Luís Lula da Silva para substituir o embaixador Antônio José Vallim Guerreiro. Mesmo não fazendo parte do corpo diplomático, foi indicado e comenta-se no Itamaraty que foi uma manobra para salvaguarda-lo das investigações no Brasil. Veja.org.com.br

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Já dá para imaginar que a história é falsa só bater o olho. Mas é importante mostrar o “furo da bala”. Sendo assim, vamos aos fatos. Para começar, uma simples busca no site do Itamaraty mostra que o embaixador da Rússia ainda é Antônio José Vallim Guerreiro e que não houve nenhum comunicado oficial (tampouco notícia em grandes veículos) sobre a tal mudança.

Para além disso, o Congresso está em recesso. Sendo assim, não teria como fazer “seção” (não seria sessão) “praticamente” secreta. Além disso, a carreira de diplomata se inicia com um concurso público realizado pela Instituto Rio Branco. Por fim, o site citado tem o nome da Revista Veja, mas não é um domínio oficial. O site da Veja é veja.abril.com.br.

Com isso, podemos afirmar mais uma vez que a história que fala que o filho de Lula é o novo embaixador da Rússia é falsa. Não passa de uma balela que tem circulado pelos quatro cantos da internet.

PS: Esse artigo foi uma sugestão das leitoras Natália Miacci e Helena Goto Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.