Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Executivo do Santander José Antonio Álvarez grava áudio sobre economia e Bolsonaro #boato

Executivo do Santander José Antonio Álvarez grava áudio sobre economia e Bolsonaro #boato

Executivo do Santander José Antonio Álvarez grava áudio sobre economia e Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O executivo do Santander José Antonio Álvarez gravou um áudio no WhatsApp para mostrar como a economia brasileira está maravilhosa e como isso levará Bolsonaro à reeleição.

O que não tem faltado na internet (na realidade nunca faltou) são mensagens absurdas. Em alguns casos, as informações são tão descoladas da realidade que é preciso que essas mensagens (normalmente apócrifas) “ganhem” uma autoria falsa para terem mais credibilidade. É o caso da história de hoje, que fala de um áudio que está rodando no WhatsApp.

De acordo com a mensagem em questão, o “executivo do Santander José Antonio Álvarez” gravou um áudio falando do panorama da economia brasileira para o futuro. Em um tom muito otimista, ele destacou que o PIB do país está crescendo acima das expectativas, que o Brasil vai crescer muito e até chega a dar dicas de investimento.

Tamanho otimismo sem levar em conta os riscos da pandemia já seria algo questionável, mas a coisa piora. Não só ele diz que o Brasil vai “crescer muito” como também diz que “Bolsonaro está reeleito em 2022” e diz que ele “fez certo” ao não aderir ao “fique em casa” e “mandar todo mundo trabalhar”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A mensagem que circula online é a seguinte: “Ouça o áudio do Executivo do Santander, José Antonio Álvarez. Tire suas conclusões e bora pra frente ! Notícia boa precisa ser compartilhada!!!”. Escute ao áudio abaixo e leia trechos da transcrição (feita automaticamente):

Queridos colegas do grupo tem notícias maravilhosas para dar para vocês quentinhas do forno tá? Eu saí de uma call agora com gente importante, é gente bastante influente no mercado. Eu tenho colocado aqui direto que nos últimos 15, 20 dias a todas as situações que vocês estão revisando PIB para cima direto. […]

Expectativa de 5% de crescimento para esse ano e é isso mesmo .já começa o mercado a entrar em consenso de 5%. O Goldan Sachs estava em 4,5, não sei quem foi 4,3 mas a perpectiva era 3 até 30 dias atrás. […]

Então assim, resumo da ópera: ninguém, ninguém perde eleição com a economia dessas. Não existe! Ninguém é impichado com um crescimento econômico desse, com apoio popular que Bolsonaro tem na rua. Os caras estão desesperados porque o Bolsonaro está virtualmente eleito. Não tem como tirar essa taça dele, vai ser o primeiro caso no mundo da democracia ocidental com cara com esse apoio que ele tem e economia bombando desse jeito ele vai perder eleição.

E mais do que isso: ele pode me botar, bater no peito e dizer “fui eu sou responsável por isso” porque quando você tava quebrando a economia com o “fica em casa” como a Argentina, por exemplo, eu falei “vai trabalhar” a gente vai trabalhar. E ta aí o resultado. […]

Executivo do Santander José Antonio Álvarez gravou áudio sobre economia e Bolsonaro?

Stonks!!! Nem vamos levar em conta que o áudio em questão ignora diversos fatores para falar de economia (como que crescer depois de um tombo imenso é mais fácil e que não devemos ser tão otimistas com o futuro econômico em tempos de pandemia ou que, ainda, a camada mais pobre da população está com problemas financeiros sem precedentes) ou que Bolsonaro não goza de tanta popularidade assim (pesquisas mostram que ele é mais desaprovado do que aprovado), principalmente, por causa da péssima gestão da pandemia. Vamos focar na autoria.

Não sabemos o “fã de Bolsonaro” que gravou o áudio cheio de informação distorcida e meramente opinativa (com opinião enviesada), mas o fato é que a autoria do áudio não é do “Executivo do Santander José Antonio Álvarez”.

Não é de hoje que áudios são falsamente atribuídos a pessoas conhecidas para dar ganho de autoridade a posicionamentos favoráveis ao presidente (até porque ninguém leva mais a sério esses áudios dos chamados “bolsominions”). Já desmentimos áudios atribuídos, por exemplo, ao economista Ricardo Amorim, ao padre Marcelo Rossi, à ministra Damares Alves, a Ivo Gomes e a Ronaldo Caiado.

Ao buscar em fontes confiáveis pelo suposto posicionamento do executivo do Santander citado (que se assemelha mais a conselho de consultor de investimentos do que outra coisa), nada encontramos. Mais do que isso: José Antonio Álvarez é vice chairman e CEO do Santader Group. Para quem não sabe, ele é espanhol. Detalhe: a pessoa do áudio não tem um sotaque espanhol (tem um sotaque carioca) e sequer tem a voz parecida com a do executivo. Assista ao vídeo abaixo e compare as vozes:

Percebeu um detalhe no vídeo? A gravação, que é do balanço econômico do grupo referente ao primeiro trimestre de 2020, foi feita na casa do executivo. Ou seja: ao contrário do sujeito do áudio, José Antonio Álvarez aderiu (lá na Espanha) ao “fique em casa”.

Resumindo: além de o áudio em questão ter um tom ufanista (sem falar extremamente especulatório e otimista) sobre economia e Bolsonaro, o autor dele não é o executivo do Santander José Antonio Álvarez. Além de a voz ser diferente, o posicionamento de quem está no áudio contradiz o que mostrou o executivo durante o auge da pandemia (lá na Europa).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr
Marcações: