Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ex-presidente José Sarney morreu aos 88 anos #boato

Ex-presidente José Sarney morreu aos 88 anos #boato

Boato – José Sarney, ex-presidente da República, morreu aos 88 anos. Notícia foi dada pelo G1, o portal de notícias da Globo.

O ano de 2019 tem sido marcado por diversas tragédias. Não vamos enumerá-las aqui, mas você deve saber “de cabeça” algumas delas. Pois bem. De acordo com uma notícia que circula na internet e teria sido dada pelo G1, portal de notícias da Globo, mais uma notícia impactante está por vir: a da morte do ex-presidente José Sarney.

Uma mensagem curta “e grossa” está viralizando no WhatsApp junto com um link do G1. Com algumas variações, a mensagem diz o seguinte: “Morre aos 88 anos o ex-presidente da República José Sarney” e tem os seguintes links: https://g1.globo.com/ e https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcTu8G-W0iEFB7QbWgrqjsTtmofCMcY9Gp1MrRrI5XQ3LDeqGmG-cmSGKTqF.

A notícia gerou inúmeros comentários em redes sociais. A grande maioria destes comentários se dividia em “incredulidade com 2019” e “comemoração com a morte de Sarney”. Separamos alguns deles:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Comentário 1: Fv evitar falar q Sarney foi bom, só pq morreu! Foi corrupto, nepotistas, infiel e incapaz! Pulou de partido como uma quega pula de cama! Comentário 2: MORRE SARNEY, (teremos um pouco mais de paz). Comentário 3: Sarney é corrupto raíz… Morreu e não pegaram ele. Vai pro inferno coronel Comentário 4: A coisa tá feia, agora morre ex presidente José Sarney! ! Comentário 5: Gente, morreu hoje Sarney? Não pára? Que loucura!

Ex-presidente José Sarney morreu aos 88 anos?

Como foi possível de se ver, a tal notícia da morte do ex-presidente gerou muitos comentários na internet. Mas será mesmo que a informação que aponta que José Sarney morreu é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Ao nos deparar com a mensagem, já sabíamos do que se tratava: um trote (bem de mau gosto) que volta e meia circula nas redes sociais. Funciona assim: a pessoa solta uma “notícia impactante”, um link de um grande portal de notícias e um link de uma imagem. O link do portal de notícias (no caso, o G1) serve apenas para disfarçar a imagem, que é essa aí.

7 boatos sobre Tiririca que circulam na internet

De boatos da categoria “é mentira abestado/Tiririca”, já falamos da morte de Bolsonaro, da candidatura impugnada de Bolsonaro, de Bolsonaro cassado, do Palmeiras perder pontos, de Lula ser solto e tantas outras (já dá para fazer uma lista de boatos “É mentira, abestado”). Ou seja, o truque já tem sido um tanto quanto manjado na internet e no Boatos.org.

Só para ter certeza se estava tudo bem com o ex-presidente, fomos verificar a tal informação na internet. Como era de se imaginar, não há nada que fale da morte de Sarney no G1 ou em qualquer outro site de notícias. A única notícia recente que temos sobre ele é o desmentido da morte.

Resumindo: a história que aponta que o ex-presidente José Sarney morreu aos 88 anos é falsa. A história é só mais uma pegadinha que circula na internet e ele, até segunda ordem, parece estar muito bem, obrigado.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.