Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Estrategista do PT revela que José Dirceu manda no STF e no Brasil #boato

Estrategista do PT revela que José Dirceu manda no STF e no Brasil #boato

Estrategista do PT revela que José Dirceu manda no STF e no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, estrategista do PT revela que é o ex-ministro José Dirceu que comanda o STF e o Brasil e que “todo mundo já sabe”.

Até pouco tempo atrás, ninguém imaginaria que o ex-ministro José Dirceu voltaria a ser pauta no mundo dos boatos. Pois bem, depois que o petista criticou o presidente Jair Bolsonaro em um artigo, o nome do ex-ministro não saiu da boca do povo.

A última que circula por aí aponta que um “estrategista do PT” teria revelado que José Dirceu “manda” no STF e no Brasil. Em um vídeo, um sujeito afirma que “José Dirceu manda no país, principalmente, porque ele tem ministros do STF que são subordinados a ele”. Na descrição, o texto diz “Estrategista do PT. Dirceu diz que é preciso impedir que Bolsonaro continue”. Leia o que dizem as mensagens:

Versão 1: GRAVÍSSIMO – COMPARTILHEM. Estrategista do PT afirma: JOSÉ DIRCEU (PT) JÁ TOMOU O PODER. OS MINISTROS DO STF SÃO CAPANGAS DE JOSÉ DIRCEU. FAZEM O QUÊ ELE “MANDAR” QUE SEJA FEITO. O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO NÃO MANDA EM NADA. Versão 2: Vejam esse vídeo. O próprio cara do PT está tornando público que quem manda no país é Zé Dirceu. Versão 3: Vejam esse vídeo. O próprio cara do PT está tornando público que quem manda no país é Zé Dirceu.

Estrategista do PT revelou que José Dirceu manda no STF e no Brasil?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Óbvio que muita gente ficou indignada com as declarações do sujeito. Isso porque era “o próprio cara do PT” que tava falando. Mas o que nem todos sabiam é que o protagonista do vídeo nada tem a ver com o PT.

Pois bem, o boato tem dois grandes detalhes. O primeiro deles, que é muito questionável (para não dizer outra coisa) está relacionado à informação que aponta que José Dirceu manda no STF e no país. Na verdade, trata-se de uma opinião que, por sinal, é refutada por muita gente, inclusive, de esquerda e até da oposição, conforme mostram diversos comentários no vídeo. Só para exemplificar: um bolsonarista disse “esse cara tá fumando um cigarrinho do capeta do bravo!!!”. Já um “antibolsonarista” disse “quanta m… que somos obrigados a ouvir. Saiba que sua ondinha de fake news está com os dias contados, e você vai ter que apresentar provas de todas essas estorinhas pra gado dormir na justiça”. Ou seja: parece que a informação não é consenso.

Ela até teria mais credibilidade se fosse uma “revelação de um estrategista do PT”. Porém, não foi nada disso. Com isso, chegamos ao segundo ponto. A opinião não é de um “estrategista do PT” ou “cara do PT”. O que houve foi uma grande “confusão com o lettering” do vídeo. No vídeo original, publicado na conta oficial do Twitter de uma “rádio de direita”, o texto aponta que trata-se de um comentarista da rádio. Vale dizer que a descrição “estrategista do PT” se referia a José Dirceu e não ao comentarista que aparece no vídeo.

Resumindo: um estrategista do PT não disse que José Dirceu manda no STF e no Brasil. O vídeo é fruto da opinião do economista e comentarista da Brado Rádio que nada tem a ver com o PT. Pois bem, sobre o ex-ministro José Dirceu mandar no STF e no Brasil a conclusão fica por sua conta, já que a afirmação trata-se da opinião do comentarista.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2YViiVK
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
– Siga-nos no TikTok http://bit.ly/38hcBcy