Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Estado de sítio é decretado pelo presidente Bolsonaro, mostra vídeo #boato

Estado de sítio é decretado pelo presidente Bolsonaro, mostra vídeo #boato

Estado de sítio é decretado pelo presidente Bolsonaro, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o exato momento em que o presidente Jair Bolsonaro decretou estado de sítio e simpatizantes acampados souberam da notícia.

Está posto: as manifestações (ao contrário do que apontavam mensagens) não resultaram em “intervenção militar”, “greve de caminhoneiros”, “fim do STF” ou, ao menos, tiveram uma adesão do “povo brasileiro”. Mesmo assim, as ameaças à democracia ocasionada por Bolsonaro e seus fãs continuam aí.

A prova disso é a mais nova publicação que está viralizando em grupos bolsonaristas. Um vídeo narrado por um sujeito que está em êxtase aponta que “Bolsonaro acabou de decretar estado de sítio no país”.

O vídeo está sendo acompanhado de mensagens como “Presidente decreta estado de Sítio do Brasil. Alguém tem mais informação a respeito ? A onça agora vai pegar ?!” e “Heróis em Brasília exultantes afirmam que foi decretado estado de sítio pelo PR!! Será?!!”. Leia transcrição e assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Pessoal tá doido aqui ó. Presidente acaba de decretar estado de sítio no Brasil. O pau vai pegar amanhã em Brasília, amanhã 7 horas da manhã todo mundo no Congresso. Presidente acaba de decretar estado de sítio no Brasil. Primeira mão aí pra todo mundo.

Vídeo mostra que estado de sítio foi decretado pelo presidente Bolsonaro?

O vídeo se espalhou muito em redes sociais e deixou muitos militantes do presidente apetecidos (apesar da péssima notícia que seria a decretação deste tal “estado de sítio”). Só que, para tristeza de uns e alegrias de muitos, o sujeito que gravou o vídeo estava redondamente errado.

As características das mensagens que acompanhavam o vídeo e o próprio discurso do sujeito já denotam que a informação é falsa. Isso é comprovado com uma rápida análise temporal da gravação, sobre o estado de sítio em si e também das últimas notícias sobre a política no Brasil.

Para quem não sabe, estado de sítio é um instrumento decretado pelo governo federal que necessita de autorização do Congresso e que, de acordo com a Constituição, ocorre normalmente após medida tomada no estado de defesa. Na conjuntura atual, Bolsonaro não tem força política para decretar estado de sítio (é mais fácil ele sofrer impeachment).

Se, de fato, o presidente tivesse decretado o tal estado de sítio, a informação não só viraria notícia como seria, com certeza, bombardeada (afinal, por que um sujeito que usou uma retórica sobre liberdade decretaria o fim da liberdade das pessoas?). Só que, ao buscar por qualquer conteúdo em fontes confiáveis sobre o tal estado, nada encontramos além do vídeo.

Vale apontar que o vídeo circula desde a noite de 7 de setembro. Ou seja: se, de fato, o anúncio fosse real, ele entraria em vigor (como diz o sujeito, o “pau ia pegar”) na manhã do dia 8 de setembro. Só que nada de prático ocorreu.

Resumindo: a história que aponta que Bolsonaro anunciou estado de sítio no Brasil é falsa. O sujeito que gravou o vídeo estava enganado ou estava tentando enganar alguém. Ou seja: a medida só existe no “mundo do zapzap bolsonarista”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso