Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Esquerda vai disfarçar black blocks com camisetas de Bolsonaro em manifestações #boato

Esquerda vai disfarçar black blocks com camisetas de Bolsonaro em manifestações #boato

Esquerda vai disfarçar black blocks com camisetas de Bolsonaro em manifestações, diz boato(Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – No próximo fim de semana, a esquerda vai colocar black blocks disfarçados de bolsonaristas para incriminar o presidente nas manifestações do próximo fim de semana.

A campanha eleitoral de 2018 foi tão fértil em relação a notícias falsas que até hoje boatos criados naquela época continuam circulando. A última história que está circulando em pleno 2021 aponta para um “plano infalível” da esquerda nas próximas manifestações.

Um texto aponta que a “esquerda” está planejando manifestações para “o próximo fim semana” (dia 28 e 29) e que essas manifestações teriam black blocks disfarçados de bolsonaristas (com a camiseta de Bolsonaro). Tudo seria uma plano para simular agressões de grupos de direita contra manifestantes de esquerda. Leia a mensagem que circula online:

*Urgente* no próximo fim de semana (dias 29 e 30) nas manifestações da esquerda (Juntos, PSOL) CONTRA Bolsonaro, a esquerda vai colocar black blocs disfarçados com camisas do Bolsonaro, pra agredir mulheres nas ruas e criar imagens de impacto contra Bolsonaro

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

*DIVULGUEM ISSO EM TODAS AS REDES SOCIAIS, SÓ ASSIM ELES PENSARÃO ANTES DE FAZER ISSO E TODAS AS PESSOAS JÁ ESTARÃO SABENDO QUE É ARMAÇÃO DOS ESQUERDOPATAS*

Panfleto distribuído na USP pelos Antifa estimulando a agressão a grupos de direita. Viralizem! Já estão se organizando para espalhar a quebradeira no Brasil como estão fazendo no Chile. É o Foro de São Paulo em ação.

Esquerda vai disfarçar black blocks com camisetas de Bolsonaro em manifestações?

Não demorou muito para a denúncia sair viralizando em todas as redes sociais. Porém, toda essa trama não passa de um boato que já desmentimos em duas oportunidades (2018 e 2019). Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que foi escrito.

Como podemos ver, a acusação é bastante grave. E para fazer esse tipo de acusação, precisamos de prova, não é mesmo? Pois bem, fomos atrás de provas ou notícias que pudessem confirmar a história e o resultado foi nada! Não encontramos nada. Antes que você pergunte, o print não prova nada. Precisaríamos, no mínimo, de uma denúncia na polícia da pessoa que capturou a imagem.

Além disso, a mensagem segue aquele roteiro antigo de boatos online: é vaga (sequer diz em qual manifestação isso aconteceria), alarmista e não cita fontes confiáveis. E convenhamos que uma denúncia grave como essa, com certeza, iria virar notícia na grande mídia.

Outro ponto que ajuda a desmentir essa teoria é que o roteiro do plano possui furos. Como eles iriam infiltrar uma pessoa para matar alguém? Tão logo a pessoa fosse presa, ela seria identificada e a farsa desfeita (uma perícia em aparelhos eletrônicos resolveria isso). Essa tática seria, no mínimo, muito estúpida (mais ou menos no “nível Adélio”, que acabou com a própria vida ao atacar Bolsonaro). Vale ressaltar que esse “plano” já apareceu em diversas outras manifestações e nunca foi colocado em prática.

Só para complementar: a história é tão absurda que em julho de 2021 (tempo no qual a mensagem voltou a viralizar) sequer temos fins de semana caindo nos dias 28 e 29. O último fim de semana do mês ocorrerá em 24 e 25 de julho.

Resumindo: a história que aponta que a esquerda planeja colocar black blocks disfarçados de bolsonaristas nas manifestações dos dias 28 e 29 deste mês é falsa. Não passa de um boato criado lá em 2018 que insistem em voltar a circular na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso