Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Esquerda vai colocar black blocs com camisas do Bolsonaro para agredir mulheres #boato

Esquerda vai colocar black blocs com camisas do Bolsonaro para agredir mulheres #boato

Boato – Partidos de esquerda (Juntos, PSOL) vão contratar black blocs para agredir mulheres durante manifestações contra Bolsonaro.

Insatisfeitos com as declarações do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), entidades e grupos sociais estão organizando manifestações contra o candidato no dia 29 de setembro de 2018. Segundo os organizadores, o objetivo dos atos é mostrar o repúdio à candidatura de Bolsonaro, devido a suas posições em relação as minorias, ditadura etc.

Mas parece que as manifestações terão uma “surpresa”, pelo menos de acordo com textos que viralizaram no WhatsApp. De acordo as mensagens, partidos de esquerda (Juntos, PSOL) vão contratar black blocs para usarem camisetas pró-Bolsonaro e agredirem mulheres. A “prova” seria um print de uma conversa no WhatsApp de uma grupo “Antifa” no Brasil. Confira:

Mensagem: Urgente: no próximo fim de semana (dias 29 e 30) nas manifestações da esquerda (Juntos, PSOL) CONTRA Bolsonaro, a esquerda vai colocar black blocs disfarçados com camisas do Bolsonaro, pra agredir mulheres nas ruas e criar imagens de impacto contra Bolsonaro. DIVULGUEM ISSO EM TODAS AS REDES SOCIAIS, SÓ ASSIM ELES PENSARÃO ANTES DE FAZER ISSO E TODAS AS PESSOAS JÁ ESTARÃO SABENDO QUE É ARMAÇÃO DOS ESQUERDOPATAS

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Texto do print: “-Chegou as camisas do Bolsonaro que o Juno mandou buscar. Eles vão se infiltrar na manifestação vestindo a camisa e vão matar uma mulher ou um travesti pra incriminar o Bolsonaro. Diz o pessoal do partido já deixou uns advogados preparados.. estarão na passeata. – Sai fora disso mano. Onde? – Aqui vai ser na pça da Sinelândia mas tem o grupo de SP que vai fazer um ataque tbm. O objetivo é matar 2 ou 3 pra causa terror mesmo e impacto na mídia.

– Não sei o q te dizer doido… sai fora ou denuncia na polícia. – Tá doido, vão me matar.. sei lá. – Vcs irão levar isso em frente? – Larga de ser otário porra. Ou tá com nóis ou cai fora pequeno burguês filho da puta! – Matar alguém que não tem nada aver com a história já é demais cara. Isso pode dar merda. – Vai ter advogado lá com agente tá tudo certo. – Tudo cert? E a vida da pessoa? Tô fora… – #EleNão porra!.. A hora tá chegando e quero ver o pânico geral. – #EleNão porra… Se tudo certo certo a campanha dele derrete de vez. Nada de recuar… exclui esse cara”.

Esquerda vai colocar black blocs com camisas do Bolsonaro na manifestação de mulheres?

É claro que a informação causou um verdadeiro rebuliço na internet, com direito a troca de farpas e acusações. O que também é muito óbvio é que a informação causou espanto em muita gente. Mas será que a notícia de que partidos de esquerda teriam realmente contratado black blocs para agredirem mulheres e colocar a culpa em eleitores do Bolsonaro? A resposta é não! Para mais detalhes, é só continuar lendo.

A história surgiu nas redes sociais há alguns dias e falava de forma bem genérica que “esquerdistas vão colocar camisetas do Bolsonaro para agredir mulheres” durante as manifestações do dia 29 de setembro. Tempos depois, a mesma mensagem apareceu com prints de uma conversa no WhatsApp, indicando que o objetivo da “esquerda” era contratar black blocs para matar “uma mulher”ou “travesti” nas manifestações, para causar terror.

Como podemos ver, a acusação é bastante grave. E para fazer esse tipo de acusação, precisamos de prova, não é mesmo? Pois bem, fomos atrás de provas ou notícias que pudessem confirmar a história e o resultado foi nada! Não encontramos nada. Antes que você pergunte, o print não prova nada. Precisaríamos, no mínimo, de uma denúncia na polícia da pessoa que capturou a imagem.

Além disso, a mensagem segue aquele roteiro antigo de boatos online: é vaga (sequer diz em qual manifestação isso aconteceria), alarmista e não cita fontes confiáveis. E convenhamos que uma denúncia grave como essa, com certeza, iria virar notícia na grande mídia.

Outro ponto que ajuda a desmentir essa teoria é que o roteiro do plano possui furos. Como eles iriam infiltrar uma pessoa para matar alguém? Tão logo a pessoa fosse presa, ela seria identificada e a farsa desfeita (uma perícia em aparelhos eletrônicos resolveria isso). Essa tática seria, no mínimo, muito estúpida ( mais ou menos no “nível Adélio”, que acabou com a própria vida ao atacar Bolsonaro). Vale ressaltar que esse “plano” já apareceu em diversas outras manifestações e nunca foi colocado em prática.

Sobre o print do WhatsApp, além dele não provar absolutamente nada, a pessoa que criou o grupo “Antifas” chegou a errar até a bandeira do movimento (a imagem do grupo mostra a bandeira do movimento anarquista. A o movimento Antifas, que é um grupo de “oposição ao fascismo”, é essa). Ainda em relação ao print, podemos observar “pérolas” como “Sinelândia” (o correto é Cinelândia), o que deixa bem claro o conhecimento das pessoas envolvidas sobre o lugar onde vão atacar.

Em resumo: a história que diz que a esquerda vai contratar black blocs para matar uma mulher durante as manifestações contra o candidato Bolsonaro é falsa. Ela apresenta as principais características de boatos, não existem provas de que o plano realmente exista e, por último, o plano é “tão bom” que nem sabe o nome do “local de ação”. Portanto, não compartilhe! É #boato. Até a próxima.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164