Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Esquadrilha da Fumaça faz “B” e “17” em homenagem a Bolsonaro #boato

Esquadrilha da Fumaça faz “B” e “17” em homenagem a Bolsonaro #boato

Boato – Esquadrilha da fumaça presta homenagem a Jair Bolsonaro durante 7 de setembro em Brasília. Aviões fizeram um “B” e um “17” no céu.

Passados cinco dias do ataque contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL), a tragédia ainda rende assunto. Em meio as notícias sobre o atentado, alguns comemoram sua recuperação, outros questionam a veracidade dele e as histórias falsas sobre o assunto circulam por aí. A última aponta que Bolsonaro foi homenageado pela Esquadrilha da Fumaça.

De acordo com a mensagem que circula no Facebook e WhatsApp, as homenagens ao candidato do PSL chegaram até os céus de Brasília. A publicação aponta que a Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira comoveu espectadores ao homenagear Bolsonaro com a letra “B” no ar.  Outra versão dá conta de que a Esquadrilha da Fumaça formou o número 17 com as aeronaves em alusão ao número do candidato. Confira o que dizem as mensagens:

Versão 1: Ontem a esquadrilha da fumaça homenageou Bolsonaro com um grande *B* nos céus de Brasília. Versão 2: No desfile militar de Brasília de ontem, a Esquadrilha da Fumaça encerrou sua apresentação desenhando um ” B ” em lugar do tradicional coração… Pode ser de Brasil, mas também de Bolsonaro ou dos dois. Versão 3: !!!!!! … GLORIOSA ESQUADRILHA DA FUMAÇA !!!!!! … HOMENAGEARAM BOLSONARO 17 !!!!!!…

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio


Esquadrilha da Fumaça fez “B” e “17” em homenagem a Bolsonaro?

Não é mentira que o vídeo e as mensagens fizeram sucesso, assim como não é mentira que muita gente ficou animada com Bolsonaro e a Esquadrilha da Fumaça. Porém não é verdade que o candidato foi homenageado. Entenda os porquês.

As imagens não são da apresentação da Esquadrilha da Fumaça. O primeiro motivo está no fato de que, mesmo com a comoção causada pelo ataque ao candidato, ainda estamos em período eleitoral e uma “homenagem” poderia, de acordo com a lei eleitoral, configurar em propaganda política com uso de recurso público.

Pois bem, conforme indica o artigo 50 da lei eleitoral (9.504/97), é proibido o uso de materiais ou serviços, custeados pelos governos ou casas legislativas, que excedam as prerrogativas consignadas nos regimentos e normas dos órgãos que integram. Com isso, as chances de uma homenagem ao candidato já diminuem muito (até porque se fosse real cairia na ilegalidade).

Por sinal, não encontramos a origem do vídeo do “B” (se você souber, nos avise), mas ao acompanhar a apresentação completa da Esquadrilha da Fumaça, não encontramos nenhuma referência ao “B” de Bolsonaro. Ao contrário, o mais próximo que encontramos da letra “B” foi um coração feito com as fumaças das aeronaves durante o encerramento da apresentação. Confira no vídeo:

A propósito, a própria Esquadrilha da Fumaça, em sua conta oficial no Facebook, publicou imagens do encerramento das comemorações dos 196 anos da Independência do Brasil. Como você pode perceber, trata-se de um coração e não da letra B, como indica a mensagem.

Agora, vamos à homenagem com o número 17. Se você é uma pessoa esperta, vai perceber que a imagem tem bem mais do que sete aeronaves (que é o número de aviões da Esquadrilha da Fumaça) no céu. Além disso, os aviões utilizados na apresentação eram verdes e amarelos como mostra essa matéria do Correio Braziliense e bem diferentes do que mostra a imagem que circula online.

Resumindo: nem o vídeo que mostra aviões fazendo um “B” no céu tampouco a formação do “17” são referentes à apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Brasília ou de qualquer homenagem a Bolsonaro. Tudo não passa de mais uma história falsa que circula online. Não caia nessa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.