Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Enfermeira que tomou vacina mostrou bilhete “Chora Bolsonaro” #boato

Enfermeira que tomou vacina mostrou bilhete “Chora Bolsonaro” #boato

Enfermeira que tomou vacina mostrou bilhete “Chora Bolsonaro”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagem mostra o momento em que a enfermeira Mônica Calazans segurou um bilhete com a mensagem “Chora Bolsonaro” após tomar uma dose da vacina Coronavac.

Depois que o estado de São Paulo vacinou “oficialmente” a primeira pessoa contra a Covid-19, não pararam de circular na internet mensagens relacionadas a Mônica Calazans. Agora há pouco, desmentimos uma notícia falsa que apontava que ela já havia sido vacinada no ano passado. Agora, uma imagem começou a viralizar na internet.

De acordo com uma imagem que está circulando online, Mônica Calazans teria segurado um bilhete com um recadinho ao presidente da República. A imagem, que é uma captura de tela da Globo News com o lettering “Coronavac: enfermeira de São Paulo é primeira pessoa vacinada no Brasil”, mostra a enfermeira segurando um bilhete com os dizeres “Chora Bolsonaro”.

Enfermeira que tomou vacina segurou bilhete “Chora Bolsonaro”?

A foto se espalhou muito na internet, principalmente entre grupos de pessoas contrárias ao presidente Jair Bolsonaro. E não é porque é “de esquerda” ou “de direita” que vamos deixar de falar (pelo menos para quem tem dúvidas) que se trata de uma montagem (bem tosca, por sinal).

É importante citar que o “subterfúgio” de adulterar imagens para vender ideias (e acirrar a polarização), já teve fake com foto de Trump segurando a bandeira do Brasil, foto de ministros do STF com toga vermelha e de foto de Lula de joelhos para outros presidentes da América do Sul. Ou seja: “o pau que dá em Chico, dá em Francisco”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Assim como nos outros casos, trata-se de uma montagem em cima de uma foto na qual a enfermeira Mônica Calazans segura a sua carteira de vacinação após receber uma dose da vacina Coronavac. Veja a imagem original abaixo:

Vale dizer que outras montagens em cima da mesma foto também já circularam na internet. Uma delas, por exemplo, pedia o impeachment de Bolsonaro. Ou seja: já colocaram a enfermeira em questão na disputa política brasileira.

Resumindo: não é verdade que a enfermeira Mônica Calazans segurou um bilhete com os dizeres “Chora Bolsonaro” logo após ter tomado a vacina contra a Covid-19 da Coronavac. Na foto real, ela estava segurando a sua carteira de vacinação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK