Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Empresa responsável pela apuração das eleições tem ligação com PT #boato

Empresa responsável pela apuração das eleições tem ligação com PT #boato

Boato – Empresa contratada pelo TSE para a apuração, a CPD Informática, é ligada ao PT. Os sócios Christian Azevedo e Luciana Sabino são petistas.

Estamos a menos de 48 horas do início das eleições e a população (ou parte dela) ainda está com uma questão: as urnas eletrônicas são confiáveis? Boa parte desta desconfiança está sendo alimentada por notícias falsas. E agora vamos falar de mais uma delas.

De acordo com um vídeo que viralizou no Facebook e mensagens que estão circulando no Facebook e no WhatsApp, o TSE deu o “golpe final” para fraudar as urnas a favor do PT: contratou uma nova empresa para cuidar da apuração das urnas eletrônicas formada por sócios petistas.

A tese de baseia em três informações. A primeira é que o TSE contratou a empresa CPD Informática para trabalhar na apuração das eleições. A segunda é que os sócios da empresa são Christian Azevedo e Luciana Sabino. A terceira é que, ao olhar o perfil no Facebook deles, é possível ver que Christian está em um grupo contra Bolsonaro e Luciana tem fotos com políticos do PT. Leia algumas mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: DENUNCIA – URGENTE! Empresa contratada pelo TSE tem ligação direta com PT. Versão 2: Abra a imagem e veja quem é o candidato que ele é contra. Um auditor fiscal hein….que vai trabalhar para o TSE. Agora, o perfil da sócia desta empresa com o Cristian, sócio administrador da empresa.

Versão 3: TSE cancela contrato com empresa responsável pela divulgação da eleição 2018 e contrata empresa comprovadamente ligada ao PT, Chistian Azevedo e Luciana Sabino são os proprietários e são ligados ao PT, vejam… Versão 4: “EMPRESA” CONTRATADA PELO “T.S.E” PARA REALiZAR AH APURAÇãO DOS “VOTOS, 2°TURNO” É DE PROPRiEDADE “ESQUERDiSTA/PT”

Empresa responsável pela apuração das eleições tem ligação com PT?

Não demorou muito para esses textos e o vídeo (que não vamos exibir aqui) começarem a circular na internet. Mas será mesmo que a essa história de empresa petista cuidando das apurações das eleições é real? Não. Calma que a gente explica tudo.

A tal teoria é baseada em teses erradas. A primeira dela parte do pressuposto de que a empresa CPD Informática (CPD, para quem não é não sabe, é a sigla para Centro de Processamento de Dados) vai participar da apuração. A tese surgiu após algumas matérias anunciarem que o TSE trocou a empresa que vai fazer (prestem atenção na caixa alta) a DIVULGAÇÃO da apuração.

Quando estamos falando em divulgação da apuração, tratamos de uma empresa que vai cuidar apenas do sistema de divulgação dos resultados (o Divulga). Essa informação é esclarecida nesta matéria do site O Antagonista e no próprio site do TSE. Leia trecho:

Destaca-se que o serviço não faz parte do processo de apuração e de totalização das eleições, sendo uma ferramenta para ampliar a capacidade de acessos às páginas na internet dos tribunais eleitorais, devido ao grande número de visitantes durante o período eleitoral.

Já sabemos que a empresa não cuidará da apuração. Ou seja: mesmo se os sócios fossem “petistas”, não haveria como eles “modificarem as urnas” ou fazer qualquer outra ação.

Mas viu que falamos “se fossem”. Eis a outra falha da teoria: os perfis do Facebook apresentados no vídeo e que estão circulando na internet não são dos proprietários da empresa.

O primeiro ponto que denuncia que não são as pessoas está na própria tese. Ao buscar por Christian Azevedo e Luciana Sabino no Facebook, encontramos algumas dezenas de perfis (inclusive de seguidores de Bolsonaro). E nenhum deles tem a informação de que faz parte da CPD Informática. Ou seja, o “jênio” do vídeo tirou a informação “do nada”.

Uma informação final derruba a fake news. Na mesma matéria do Antagonista, Christian Azevedo falou que ele e Luciana Sabino não são as pessoas retratadas no viral. Ele deu a mesma informação ao Projeto Comprova, que também fez a checagem da informação.

O Comprova também falou com o dono de um dos perfis citados. Morador de Porto Alegre, ele prestou queixa na Polícia Civil após receber ameaças na internet. “Não sou filiado a partido. Basearam-se (para chamá-lo de petista) em uma página que curti (contrária a Bolsonaro) e que nem sabia que tinha feito. Mas eu também curti coisa a favor dele”, diz.

Resumindo: nem a empresa CPD Informática vai cuidar da apuração das eleições nem os donos da empresa são as pessoas apresentadas como “petistas” em redes sociais. A informação é só mais um boato sobre as eleições que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.