Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Eleitores de Lula fazem protesto sem roupa na Times Square, em Nova York #boato

Eleitores de Lula fazem protesto sem roupa na Times Square, em Nova York #boato

Boato – Em Nova York, eleitores de Lula ficam pelados na Times Square e pedem a liberdade do ex-presidente. Vídeo mostra tudo.

Após a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (que até chegou a registrar sua candidatura para as eleições presidenciais deste ano, mas foi impugnado pelo TSE com base na lei da ficha limpa), que ocorreu no dia 7 de abril de 2018, muitos apoiadores de Lula e do Partido dos Trabalhadores (PT) iniciaram manifestações em Curitiba (PR) e em outros lugares do país. Porém, parece que a coisa rompeu fronteiras e limites.

Segundo um vídeo que circula em redes sociais, eleitores do ex-presidente teriam tirado a roupa na Times Square, em Nova York durante o protesto “Free Lula”, pedindo a liberdade do ex-presidente. “A galera do Lula aqui, olha a baixaria. O pessoal do Lula trouxe a galera pelada aqui na Times Square”, diz a gravação. Confira:

Versão 1: “É muita humilhação para todos nós brasileiros! Milhares de dólares gastos para petistas ficarem pelados na Times square em Nova York, pedindo Lula Livre! O melhor, é que ninguém apoiou e todos gritaram o nome de um único candidato, que o mundo todo sabe, levará no primeiro turno! ” BOLSONARO!! CDF. Versão 2: “MOVIMENTO LULA LIVRE NA TIMES SQUARE NY EUA, É UMA VERGONHA, TEM ATÉ UM GORDO BARRIGUDO PELADO C PINTINHO DE CRIANÇA”.

Eleitores de Lula fazem protesto sem roupa na Times Square, em Nova York?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Bem, sabemos que a prisão do ex-presidente Lula tem dado muito o que falar nos quatro cantos do mundo. Mas será mesmo que brasileiros nos EUA teriam tirado a roupa para protestar pela liberdade do ex-presidente? A resposta é não! Vamos aos fatos!

Além da mensagem que acompanha o vídeo não dar muitas informações sobre o ocorrido (e como vocês sabem, o caráter vago é uma das características de boatos), as imagens não condizem com a descrição de militantes do ex-presidente Lula.

Ao observar o vídeo, é possível ver que existe um grupo de apoiadores do ex-presidente com uma faixa escrita “Free Lula” (Lula Livre). Próximo deles, é possível escutar um grupo de apoiadores do candidato Jair Bolsonaro (PSL). Mais a frente, ainda é possível ver um grupo vestindo preto, que não possui nenhum tipo de identificação partidária.

Ainda em relação às imagens, também conseguimos observar uma mensagem com os dizeres “#clothesfree”. Ao buscarmos por mais informações sobre esse manifesto, encontramos o site Clothes Free International. E tem mais: o site mostra que eles estiveram em Nova York (Times Square) no dia 2 de setembro, das 10h às 18h. As pessoas que estavam peladas na Times Square, na verdade, pertenciam a esse grupo, que costuma fazer demonstrações sem roupas para falar sobre aceitação corporal e respeito.

Coincidentemente, no mesmo dia, horário e local, acontecia o BR Day (uma reunião de brasileiros nos EUA). Logo, podemos explicar a cena como um aglomerado de brasileiros em Nova York (alguns mais preocupados com a política do que com a festa em si) e diversos naturistas (que não tinham nenhuma relação com a festa ou com os manifestantes). Esse vídeo, gravado por uma apoiadora de Bolsonaro, mostra essa distinção.

Em resumo: a história que diz que eleitores de Lula fizeram um protesto sem roupa na Times Square, em Nova York, é falsa! Ao contrário do que diz a mensagem e o vídeo, os manifestantes não pediram “Lula Livre” pelados. Tudo não passou de um “mal entendido” e uma “coincidência”. Ou seja, #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.