Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Eike Batista foi um dos fundadores do Partido Novo em 2011 #boato

Eike Batista foi um dos fundadores do Partido Novo em 2011 #boato

Boato – Empresário Eike Batista foi um dos criadores do Partido Novo em 2011. Prova está em uma reportagem antiga que voltou a circular na internet. 

Se tem uma legenda que está causando bastante discussão e discórdia na internet ao longo dessas eleições, é a do Partido Novo. Criado a partir da iniciativa de diversas pessoas que nunca havia se candidato a um cargo político, o Novo tem chamado atenção por ideias liberais (condenadas pela esquerda) e se tornado uma ameaça de “roubo de votos” de Bolsonaro. Talvez por isso, diversas notícias “bombásticas” sobre o partido têm surgido por aí.

A última delas aponta que um dos fundadores do Partido Novo já é um velho conhecido dos brasileiros: o empresário Eike Batista. Segundo publicações que estão circulando nas redes sociais nos últimos dias, Eike Batista teria sido o verdadeiro fundador do Partido Novo, em 2011. Na época, Eike era ainda um “empresário de sucesso” e não um condenado por corrupção. Confira mensagem que circula online:

“Um dos mentores do Partido Novo em 2010 (faz tempo né? Mas não se pode esquecer.) Não tem nada de novo debaixo do céu. Não se deixe enganar povo brasileiro. Tenham em mente que os dominadores sabem exatamente qual ISCA jogar pra coopta-los, e fazer tudo continuar seguindo do jeito que eles querem.”

Eike Batista foi um dos fundadores do Partido Novo?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

É claro que a notícia causou muito burburinho na internet, uma vez que Eike Batista é conhecido por iniciativas como uma doação de R$2 milhões para as campanhas presidenciais de Dilma Rousseff e José Serra, em 2010, e, posteriormente, condenado a 30 anos de prisão. Mas será mesmo que o empresário teria se envolvido diretamente no mundo da política e resolvido criar um partido político (o Novo)? A resposta é não! Vamos aos fatos!

Toda a informação que consta nessa história se baseia em uma matéria da Revista Época, que falava sobre Eike Batista ter vontade de fundar “seu próprio partido político”. Vale lembrar que esse tipo de matéria sempre surgia quando o empresário estava em alta. Basta darmos uma olhada na caixa “leia mais” (na própria matéria da Época) para termos uma dimensão da situação (uma das matérias apontava que ele “iria comprar um canal de TV“. Outra falava que ele viraria “fabricante Apple).

E, bem, é também na matéria da Época que encontramos o primeiro ponto para desconfiar dessa história. A reportagem traz um esclarecimento do próprio grupo EBX, que pertencia a Eike Batista, informando que o empresário não tinha intenção de fundar um partido político. Leia o que foi dito:

“O empresário, no entanto, nega a iniciativa. Em nota oficial enviada por sua assessoria de imprensa, o grupo EBX afirma que Eike não tem intenção de fundar um partido político, nem tampouco lançar candidato à Prefeitura do Rio nas próximas eleições. “O Grupo EBX é apolítico e seu foco de atuação está ligado a empreendimentos estruturantes nos setores de petróleo, logística, energia, mineração e indústria offshore no país”, diz a nota.”

Não parou por aí. Não só a informação foi negada por Eike na época como também o nome dele não conta entre os fundadores do partido. Vale ressaltar que após a criação do estatuto do Partido Novo (que ocorreu em 2011), as reportagens também não citavam o nome do empresário. Como Eike Batista era um empresário bastante respeitado, caso ele realmente estivesse por trás da criação do partido, seu nome estaria lá.

Por fim, o portal de notícias UOL já fez uma matéria desmentindo toda essa informação. Na reportagem, o próprio Partido Novo reforça que Eike Batista nunca participou do partido (muito menos de sua criação). “Procurado pelo UOL, o Novo afirmou que Eike “nunca articulou, influenciou ou participou ativamente do processo de criação do partido”.”

Ou seja, a história é completamente falsa e se baseia em uma matéria onde consta um esclarecimento da própria assessoria do empresário, que afirmou que ele não tinha intenção de fundar um partido político (e não fundou). Além disso, o nome de Eike não consta entre os fundadores (não teria porque não estar) e o próprio Partido Novo desmentiu a informação. Portanto, não compartilhe, é só mais um boato circulando por aí!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Marcações: