Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Dossiê URSAL prova plano de criação da União das Repúblicas Socialistas da América Latina #boato

Dossiê URSAL prova plano de criação da União das Repúblicas Socialistas da América Latina #boato

Boato – Dossiê denuncia que partidos comunistas como o PT e países como a Venezuela querem a criação da URSAL (União das Repúblicas Socialistas da América Latina).

Sem dúvidas, o ponto mais marcante do primeiro debate entre candidatos à Presidência da República, realizado pela Band no dia 9 de agosto de 2018, foi o momento em que o candidato Cabo Daciolo (Patriota) perguntou a Ciro Gomes (PDT) sobre o que ele sabia da criação da chamada URSAL (União das Repúblicas Socialistas da América Latina).

A partir do momento dessa questão (não respondida por Ciro Gomes), a internet começou a criar diversos memes. Nas redes sociais foram publicadas sugestões de bandeira para a URSAL, motivos de porque a criação da tal república seria uma boa (dentre eles o fato de que já seríamos eneacampeões mundiais) e até uma escalação (de respeito) da tal seleção de futebol da URSAL. É claro que muitas pessoas (assim como, aparentemente, Ciro Gomes) levaram a história na brincadeira. Mas nem todo são assim.

Nos nossos mais cinco anos de Boatos.org não havíamos nos deparado com essa teoria da criação da URSAL. Após o debate, descobrimos que há algumas correntes (principalmente algumas mais simpáticas a ações de intervenção militar) que apontam para um plano de dominação comunista da América Latina. A culminação seria a criação da URSAL ( União das Repúblicas Socialistas da América Latina). Pois é, qualquer semelhança com URSS não é mera coincidência.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Ao buscar sobre o assunto, o documento mais proeminente que encontramos na internet é um hotsite (feito todo em HTML e com apenas uma página) chamado Dossiê URSAL e feito durante as eleições de 2014. Em três tópicos, a página denuncia a criação da União das Repúblicas Socialistas da América Latina. O primeiro tópico seria de 100 denúncias que “comprovam cada fato citado’”. O segundo seria o golpe comunista do PT. O terceiro seria o “contragolpe” brasileiro (intervenção militar). Leia alguns tópicos e veja um “resumo da obra”:

Dossiê URSAL – URSAL – União das Repúblicas Socialistas da América Latina Passaram as eleições e Aécio Neves não citou, durante a sua campanha presidencial, vários fatos extremamente graves que poderiam acabar com a candidatura da Dilma Rousseff. Então, fica uma dúvida no ar: Por quê Aécio Neves não denunciou, durante os debates na TV, os fatores que vou citar abaixo? Aécio Neves se omitiu e acobertou o PT?

Tal como Lula e Dilma, Aécio também não sabia de nada? Quais são os interesses do PSDB em encobrir os seguintes episódios? Para melhor entendimento, dividirei este dossiê em 3 partes: 1ª parte: 100 Denúncias com links que comprovam cada fato citado. 2ª parte: O golpe comunista que o PT planeja aplicar no Brasil. 3ª parte: O contra-golpe brasileiro e prisão dos traidores à pátria.

Resumo da 1ª parte: Os 100 links apontam, entre outras teses, que o PT foi criado para ser subordinado ao Foro de São Paulo, que as urnas eletrônicas são amplamente fraudáveis, que Dilma quis encobrir o acidente de Eduardo Campos, que o Brasil optou por ser parceiro de países da América Latina, que houve a criação da Unasul (essa é importante) e outros itens.

Resumo da 2ª parte: O texto detalha como seria o “golpe comunista do PT no Brasil”. Basicamente, essa parte reforça a tese de que o PT quer dar um golpe no país, que o PSDB também faz parte do socialismo, que a solução seria uma intervenção militar e que há uma lista de 10 passos para a implantação da ditadura comunista na América Latina (o 9º passo seria Incorporação do Brasil e demais países da América Latina à URSAL).

Resumo da 3ª parte: Essa parte detalha como seria o contragolpe dos “defensores da pátria”. De início, o texto rechaça a ideia de que houve um golpe militar em 1964. Depois de citar ações para “enfraquecer a população” (como o desarmamento), o texto fala, novamente, que a solução está nos brasileiros irem às ruas e tomar o poder. Ao final, o texto tem uma suposta bandeira da URSAL com o slogan “O Império Comunista do Foro de São Paulo. Uma prisão de onde ninguém poderá escapar”.

Dossiê URSAL prova plano de criação da União das Repúblicas Socialistas da América Latina?

Não temos como ter 100% de certeza, mas o comportamento do candidato Cabo Daciolo no debate (que citou a fraude das urnas eletrônicas, o Foro de São Paulo e, claro, a URSAL) e o fato do Dossiê estar em posição de destaque nas buscas pelo assunto nos faz acreditar que ele, em algum momento, leu sobre o assunto. Seja como for, temos uma coisa para dizer para quem leu ou quem não leu (como Ciro Gomes): a teoria de que há um plano para a criação da URSAL não faz sentido.

De fato, a pessoa que criou o Dossiê URSAL teve um trabalhão. Texto tem quase 9 mil palavras e 70 mil caracteres. Mesmo com esse volume gigante, o dossiê se baseia, basicamente, em duas coisas: em informações falsas e/ou não comprovadas e na opinião de quem segue a corrente de que a intervenção militar é a solução.

Muitas das “provas utilizadas” pelo dossiê passam pela denúncia de que as urnas são “fraudáveis” (algo não comprovado), de Dilma querer encobrir a morte de Eduardo Campos, de que Lula é sócio da Friboi e do PT ter um plano de dominação comunista. Em comum entre estas teses, está o fato de todas elas terem sido desmentidas no Boatos.org. Há muitas afirmações não comprovadas que estão na lista do dossiê, mas que não foram desmentidas por aqui. Ou seja: não é possível dizer que o dossiê se baseou em fontes confiáveis.

Segundo ponto: ao buscar sobre qualquer plano de criação da URSAL, só encontramos teorias da conspiração criadas no Brasil. Antes do Dossiê URSAL de 2014, o termo reverberou na internet em blogs que defendem a intervenção militar na época das conversas para a criação da Unasul em 2007 e 2008. Ou seja: não há qualquer registro para além de teorias criadas em blogs. Novamente, não há fontes confiáveis.

Voltando mais um pouco no tempo, descobrimos, com a ajuda desta matéria da Folha de S. Paulo, que o termo URSAL nasceu de uma ironia em um artigo opinativo de uma socióloga crítica ao PT em 2001. Na entrevista para a Folha, Maria Lucia Victor Barbosa afirmou que perdeu o controle do compartilhamento do termo: “Eu falava para as pessoas ‘não passa isso’ [adiante], mas não teve jeito, de repente espalhou”.

Mais algumas buscas e descobrimos o artigo, chamado Os Companheiros. O trecho que fala de URSAL é o seguinte: “Mas qual seria, me pergunto, essa tal integração no modelo Castro-Chávez-Lula? Quem sabe, a criação da União das Republiquetas Socialistas da América Latina (URSAL)?”. Deu para sacar o tom opinativo e jocoso?

Já deu para ver que o Dossiê Ursal não faz muito sentido, mas será que seria viável a tal União de Repúblicas Socialistas da América Latina? No contexto geopolítico atual, podemos dizer que chance é ZERO. Não vamos nos estender muito, mas pensa aí em três motivos:

1) A região tem governos de esquerda (como da Bolívia e da Venezuela) e de direita (como Argentina e Chile). Como que esses políticos iriam entrar em “acordo” para a criação de uma república? Vale dizer que os países da região (pelo menos os democráticos) passam por constantes alternâncias de poder. O que é esquerda hoje pode ser direita amanhã (o caso do Brasil é bem exemplar, por sinal).

2) Alguns países da região têm inimizades históricas. Só dois exemplos: a disputa da Bolívia e do Chile por uma saída para o mar e a rixa entre os governos da Colômbia e da Venezuela (recentemente, Maduro chegou acusar o ex-presidente da Colômbia Juan Manuel Santos de planejar um atentado). Como que países como esse iriam entrar em acordo?

3) Apesar de estarmos em uma mesma região, há inúmeras barreiras entre os países. Além da questão econômica (que contém inúmeras variáveis), tem a questão do idioma, barreiras culturais e de política interna. Desemaranhar isso em uma “união” seria quase impossível (para não dizer impossível).

Resumindo: apesar de a história ter sido citada em rede nacional e ter gerado muitas ideias nas pessoas, o fato é que a teoria da criação da URSAL é uma fake news (é assim que se fala, né?). Nasceu de um artigo opinativo e passou a ser levada a sério por gente que se baseou apenas em opiniões pessoais e fatos não comprovados (é pós-verdade que se fala, né?). Enfim, trata-se de um boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.