Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Doria vai decretar lockdown total após o Dia das Mães em São Paulo #boato

Doria vai decretar lockdown total após o Dia das Mães em São Paulo #boato

Doria vai decretar lockdown total após o Dia das Mães em São Paulo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governador de São Paulo, João Doria, planeja fazer um lockdown total em todo o estado após o Dia das Mães. Ele só não fechou o estado para ajudar Tasso Jereissati e ganhar com shoppings.

Ainda em um patamar alto, os casos de Covid-19 e mortes pela doença, pelo menos, pararam de crescer. Isso fez com que alguns estados afrouxassem as medidas de restrição para conter a disseminação do coronavírus. Um deles foi São Paulo. Só que, de acordo com uma mensagem que circular online, isso não deve mudar muito.

Perfis bolsonaristas estão circulando a informação de que o governador de São Paulo, João Doria, vai fazer um lockdown mais rígido após o Dia das Mães. O texto ainda aponta que ele deixou de “fechar São Paulo” só para ajudar Tasso Jereissati, que é dono de shoppings e que o lockdown “nunca foi pela saúde”. Leia o texto que circula online:

DORIA planeja fechar SP novamente após o dia das mães O calça atolada só aliviou um pouco a situação para tentar trazer o apoio de Tasso Jereissati, tentando agradá-lo já q Tasso é dono de shopping e precisa faturar com o dia das măes Nunca foi pela saúde ou pelas vidas

Doria vai fazer lockdown após o Dia das Mães em São Paulo?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O conteúdo foi muito compartilhado e está servindo para reforçar a tese falsa de que o lockdown não serve para conter a pandemia da Covid-19. Porém, não é verdade que o governo de São Paulo já definiu que vai “fechar o estado” depois do Dia das Mães.

As características da mensagem e o histórico de boatos sobre o assunto já nos deixam muito desconfiados. A mensagem tem características de boatos como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar nenhuma fonte confiável.

Não bastasse isso, não é de hoje que boatos sobre “vão fechar depois de tal data” têm circulado na web. Só sobre Sâo Paulo, desmentimos três desses boatos. Um falava de um “lockdown total” em junho de 2020. Outro falava sobre o fechamento da cidade após as eleições municipais. Um terceiro falava, ainda, que Doria iria prorrogar o lockdown no estado em abril de 2021.

Ao buscar sobre qualquer informação que leve ao anúncio de fechamento do estado após o Dia das Mães, nada encontramos. Vale apontar que o chamado “Plano São Paulo” foi atualizado no dia 28 de abril e prevê até o dia 9 de maio a chamada “Fase de Transição”. Ou seja: ainda há restrições como, por exemplo, o toque de recolher.

Não se sabe ainda o que será anunciado após o dia 9 de maio. Na realidade, isso depende das ocupações de leitos de UTI, novas internações e quantidade de óbitos. Se os números continuarem baixando ou estáveis, medidas mais restritivas não serão anunciadas. Se a situação se agravar, é possível que mais restrições sejam anunciadas.

Só para terminar: as acusações de que “São Paulo está abrindo restrições para agradar Tasso Jereissati” e que “lockdown não é pela saúde” não fazem muito sentido (na verdade, não fazem sentido algum).

Se o intuito de sempre fosse agradar empresários como Jereissati, nada havia sido fechado e as mortes seriam encaradas como “consequência” para não quebrar a economia (infelizmente, tem gente que pensa assim). Além disso, um dono de shopping não ganha “mais lucro” pelo comércio vender em uma data especial. Quem ganha são os lojistas. Ou seja: não há o tal “lucro direto”.

Sobre o lockdown, já falamos inúmeras vezes que a tese que aponta que o lockdown não funciona não passa de uma falácia. A realidade nos mostra que países ou cidades (no Brasil, muito raras) que fizeram um lockdown eficaz conseguiram controlar o coronavírus com mais eficácia do que países ou cidades que “liberaram geral”.

Resumindo: não é verdade que o governo de São Paulo disse que vai fechar tudo após o Dia das Mães e que está fazendo isso só para agradar o dono de shopping Tasso Jereissati (do mesmo partido do governador João Doria). Além de a tese não fazer muito sentido, no momento (infelizmente, tudo pode mudar) a tendência é de estabilização ou afrouxamento de regras de restrição para evitar a disseminação do coronavírus.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1