Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Doria pagou outdoor em Campo Grande (MS) com dinheiro público #boato

Doria pagou outdoor em Campo Grande (MS) com dinheiro público #boato

Doria pagou outdoor em Campo Grande (MS) com dinheiro público, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governador de São Paulo, João Doria, usou dinheiro público do estado para pagar por um outdoor com a imagem dele na cidade de Campo Grande (MS).

Aos trancos e barrancos, os primeiros brasileiros têm sido vacinados contra a Covid-19. E entre uma imunização e outra, o presidente Jair Bolsonaro e o governador João Doria continuam trocando farpas e suscitando debates na internet. O de hoje envolve um outdoor na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

De acordo com mensagens que circulam na internet e publicações em sites simpáticos a Bolsonaro, Doria teria usado verba publicitária do governo do estado de São Paulo para colocar um outdoor sobre vacinação na cidade de Campo Grande. As mensagens acusavam o governador de “fazer campanha antecipada” e de usar indevidamente dinheiro público. Leia uma das mensagens que circulam online:

O governador de São Paulo, João Doria, tem feito bons usos do aumento da verba para publicidade que promoveu no Governo do Estado. Um outdoor com uma propaganda sobre a vacinação foi inclusa em uma avenida movimentada de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O candidato a presidência @jdoriajr está gastando o dinheiro do contribuinte paulista com propagandas antecipadas fora de São Paulo?…

Doria pagou outdoor em Campo Grande (MS) com dinheiro público?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Não é surpresa que a tese que Doria usou dinheiro público para um outdoor em Campo Grande tenha se espalhado com muita força na internet. Porém, não é verdade que a propaganda tenha sido patrocinada pelo governo de São Paulo.

O histórico recente de fake news contra João Doria já nos deixa desconfiados. Aqui no Boatos.org, só para citar alguns exemplos, tivemos que desmentir histórias que vão de pacto com Lula para derrubar Bolsonaro até de que ele já sabia da Covid-19 desde agosto de 2019. E, ao buscar pelo assunto, vimos que se tratava de mais um boato.

É fato que um outdoor de agradecimento a João Doria foi colocado em Campo Grande no final de dezembro de 2020. Essa matéria do Campo Grande News, de 24 de dezembro, falava sobre a placa localizada em uma das avenidas mais movimentadas da capital sul-matogrossense e apontava que havia mais nove delas na cidade.

Na mesma matéria foi dito que a placa surgiu por iniciativa própria da empresa TopMídiaMS, responsável pelos espaços publicitários. Um representante da empresa apontou, ainda, que foi uma iniciativa própria sem que houvesse contratação de terceiros.

Mais recentemente, o Estadão Verifica também desmentiu a história que apontava que Doria teria contratado a placa em questão. O serviço de checagem verificou, ainda, que o CNPJ da empresa em questão não consta no Portal da Transparência do estado de São Paulo como “contratada”.

É importante lembrar que “ganhar” outdoors Brasil afora não é exclusividade de João Doria. Essa matéria, por exemplo, fala sobre diversos “outdoors anônimos” pró-Bolsonaro que se espalharam pelo Brasil. Nestes casos, também não se tratavam de contratações do governo federal.

Resumindo: a história que aponta que João Doria usou verba pública para colocar outdoors na cidade de Campo Grande (MS) é falsa. Os outdoors foram colocados na capital de Mato Grosso, mas não foram contratados pelo governador ou governo de São Paulo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK