Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Dória grafita pênis e pinta em cima do mural de Kobra #boato

Dória grafita pênis e pinta em cima do mural de Kobra #boato

Boato – Prefeito de São Paulo, João Dória, grafita pênis e coração em cima do antigo mural de Kobra, na avenida 23 de maio.

Após declarar guerra contra os pichadores nos primeiros meses de seu mandato, o prefeito de São Paulo, João Dória, apareceu no dia 28 de maior de 2017 grafitando um muro em São Paulo. Logo após a notícia ser divulgada, o burburinho sobre a contradição das atitudes do atual prefeito de SP tomou as redes sociais.

Duas fotos que circularam em redes sociais chamaram atenção: em uma delas, João Dória aparece pintando um órgão genital em um muro azul. Na outra, ele aparece pintando um coração no que seria cima o mural do artista plástico Kobra, na avenida 23 de maio e apagado no início da sua gestão. Leia os textos que circularam online:

Olha o que o vagabundo do Dória grafitou. O grafite que Dória apagou x O rabisco ridículo que ele colocou no lugar.

Dória grafitou pênis e pintou em cima do mural de Kobra?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Muita gente compartilhou as duas imagens a torto e a direito. Mas será que as informações são reais? A resposta é não. Vamos fazer por partes a explicação.

A respeito do desenho de pênis, as fotos oficiais do evento não deixam mentir: é apenas uma montagem. Se vocês olharem para o ângulo da lata de tinta e compararem os rabiscos do lado direito com o desenho sendo feito, vão notar que nada faz sentido ali. Ou seja, montagem. A foto real é, de fato, a do coração.

Agora, vamos à segunda informação. A “pichação” de Dória fez parte da primeira ação do Museu de Arte de Rua (Mar). Em evento realizado no bairro do Tucuruvi, Zona Norte de SP, o prefeito de São Paulo fez desenho do símbolo do projeto Cidade Limpa, na Rua Doutor Moacyr Vaz de Andrade, na Vila Gustavo.

Enquanto isso, o antigo mural de Kobra continua lá na avenida 23 de maio. Completamente cinza. Sem nenhuma pichação de Dória. Ou seja, foram dois locais diferentes e Dória não grafitou em cima da obra do artista.

Resumindo: temos dois boatos em um. Nem Dória pintou um órgão genital masculino tampouco grafitou o seu belo coração (#SQN) em cima do grafite de Kobra, apagado no início da sua gestão.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores pelo WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.